Embalo
Paulista passou por Jurgen Melzer no último domingo e voltou a superar top 20 após longo jejum; na sequência, número 1 do país encara Davydenko
No último domingo, o paulista Thomaz Bellucci fez uma de suas melhores apresentações nos últimos meses ao bater o austríaco Jürgen Melzer, 20º colocado do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/3, em apenas 1h08min e avançou à terceira rodada do Masters 1000 de Indian Wells, competição jogada sobre o piso rápido.
Bellucci anotou vitória convincente sobre Melzer e enfrenta Davydenko na sequência em Indian Wells |
Dessa forma, Bellucci iguala a campanha realizada no evento em 2011 e, pelo menos, vai se manter no top 50 em ranking a ser divulgado na próxima segunda-feira. O pupilo de Larri Passos não faz uma boa temporada e tem a semifinal do Brasil Open como seu melhor resultado na temporada. Antes da competição paulistana, para se ter uma ideia, o jogador não vencia duas partidas consecutivas (em torneios ATP) havia mais de seis meses.
Mesmo com apenas 46% de aproveitamento com o primeiro saque, Bellucci foi eficiente quando acertou a primeira bola, conquistando incríveis 91% dos pontos. Além disso, anotou 4 aces e não cedeu sequer uma oportunidade de quebra a Melzer. "Procurei ser agressivo o tempo todo para não deixá-lo tomar a iniciativa. O saque me ajudou muito, consegui jogar com o primeiro saque nos pontos importantes. Também me mantive sólido de fundo", analisou o número 1 do Brasil.
O tenista brasileiro reconheceu que o triunfo de ontem é um grande fator para recuperar sua confiança, principalmente vindo em uma quadra onde o jogador não é especialista. "É o tipo de vitória que motiva, principalmente para mim que estou tentando reencontrar o meu melhor tênis", declarou.
O técnico Daniel Orsanic também fez uma avaliação positiva sobre o que observou em quadra. "Thomaz jogou firme, com autoridade, fez o Melzer se movimentar em quadra, não dando espaço para ele se impor no jogo", explicou. Na próxima terça-feira, Bellucci enfrentará o russo Nikolay Davydenko por uma vaga nas oitavas de final em Indian Wells.
O ex-top 3, que foi campeão do ATP Finals em 2009, ocupa atualmente a 43ª colocação do ranking e, mesmo não estando no auge de sua forma, lidera o confronto direto contra o brasileiro (vitória na segunda rodada do Masters de Paris, em 2010). "Ele joga reto, contra-ataca bem e é rápido. Vai ser um jogo duro como sempre", concluiu Bellucci.
Confira mais notícias sobre o tênis brasileiro...
+ Bellucci estreia contra tcheco em Indian Wells e tem Federer do mesmo lado da chave
+ Com "ajuda" de rivais, Bellucci se mantém no top 50 da ATP
+ Bellucci segue para os EUA, define calendário até Roland Garros e busca recuperação no ranking
+Bellucci completa turnê pífia no saibro latinoamericano e não vence top 50 há 9 meses
+ ATP confirma prejuízo, Bellucci despenca e ocupa pior ranking em dois anos
+ Após seis meses de jejum, Brasil volta a ter três jogadores no top 100 do ranking da ATP
+ Brasil mantém chances de vaga no Grupo Mundial II em dia de recorde de Bia Maia na Fed Cup
ESPECIAL:Os degraus da maioridade - Como passar do tênis juvenil para o profissional? Existe uma forma "menos dolorosa"? Como fazer essa transição para ter maiores chances de sucesso na carreira? Procuramos a resposta com os futuros talentos do Brasil que estão tendo contato com os primeiros desafios da vida adulta no esporte (Confira!)
Publicado em 12 de Março de 2012 às 03:53
+LIDAS