Saída

Para lamento de Federer, presidente da ATP anuncia que deixará cargo no fim do ano

Adam Helfant conclui seu contrato de três anos à frente de entidade do tênis masculino e ganhou elogios de ex-líder do ranking


Adam Helfant comandará o tênis masculino até o final de 2011
Adam Helfant, presidente da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), entidade que administra o tênis masculino, deixará o cargo ao fim desta temporada após concluir três anos de mandato como estipulava seu contrato. A opção de não renovação foi confirmada pelo próprio Helfant nesta segunda-feira.

Federer é o atual Presidente do Conselho dos jogadores da ATP e elogiou trabalho de Helfant
Helfant comandou a ATP durante os tempos de crise econômica e ajudou a entidade a não ser afetada ampliando o número de patrocinadores, assim como as cobertura televisiva e digital. Com a saída do dirigente que já trabalhou como membro administrativo da Nike, a ATP agora vai procurar por um novo presidente. 

O trabalho de Helfant ganhou elogios do suíço Roger Federer, presidente do Conselho de jogadores da entidade. "Em nome dos jogadores e do Conselho, gostaria de agradecer pela excelente liderança do Adam. além de sua contribuição durante seu mandato na ATP. Atingimos muita coisa juntos e lamentamos sua partida. O esporte está em boa forma e estamos dispostos a ajudar a entidade para achar um novo líder".     A Revista TÊNIS aproveita para tornar públicas as palavras do ainda presidente Adam Helfant:  

"Recentemente, informei à Diretoria da ATP que, com todo o respeito, recusei a oferta de continuar no cargo como Chefe Executivo e Presidente da ATP mesmo tendo consciência de completar meu contrato de três anos ao final deste ano.

Quem me conhece não ficará surpreso ao saber que eu prefiro manter a conversa sobre a minha saída a um mínimo. É importante, para mim, manter o foco onde ele pertence - na quadra de tênis, e no nível de jogo absolutamente incrível que os fãs ao redor do mundo estão testemunhando no ATP World Tour.

Desde que entrei na ATP em janeiro de 2009, eu senti um imenso senso de responsabilidade para com o esporte, e as pessoas que têm dedicado a maior parte de suas vidas para ele, para deixar as coisas melhor do que quando cheguei. Tenho orgulho de dizer que o circuito está mais forte do que nunca - em termos da ação na quadra e nos negócios  - e está bem posicionada para o futuro. A combinação inspiradora e transcendente dos campeões e a quantidade impressionante de talento no circuito, tem atraído o interesse no tênis profissional masculino em níveis impressionantes.

A ATP tem aproveitado o aumento da demanda criada pelos nossos jogadores. Durante meu tempo na ATP, até o final deste ano, as receitas comerciais da ATP aumentarão cerca de 65% e o bem líquido (reservas) terá aumentado mais de 1100%. Isso representa um crescimento impressionante durante uma época complicada financeiramente e providencia à ATP uma base sólida para o futuro.

Além de expandir e alargar as relações com alguns dos nossos patrocinadores existentes, no ano passado, nós fechamos com mais dois grandes novos patrocinadores, Corona e FedEx - marcas que trazem um poderoso marketing e apoio ao circuito. Em 2009 e 2010, realizamos dois campeonatos de muito sucesso ao final do ano - o ATP Finals - e não tenho dúvida de que a edição deste ano será um sucesso também.

Estou especialmente satisfeito com a reforma do calendário que foi acertado no final do ano passado, que entrará em vigor em 2012. Como muitos de vocês sabem, eu priorizei um esforço para aumentar a nosa pré-temporada para fornecer nossos jogadores mais tempo para descansar, trabalhar a parte física e técnica de seu jogo.

E nós conseguimos, superando os problemas que pareciam intransponíveis no passado, forjando um consenso alargado sobre o que era certo para a saúde a longo prazo dos nossos jogadores e nosso esporte, e trabalhando juntos em uma maneira que entregou um progresso significativo neste mesmo importante área.

Eu tive o prazer de trabalhar com um time de muita paixão, experiência e talento na gestão de ATP, sem o qual nenhum trabalho disso teria sido possível. Eles são os elementos centrais da ATP e são de valor inestimável para quem me suceder na liderança da organização.


É importante, também, eu corrigir a especulação sobre a minha decisão de deixar a ATP. Recentemente, errôneas reportagens, não citando o nome de "fontes ", caracterizaram com imprecisão o teor das minhas conversas com o conselho da ATP. Eu não fazia exigências, monetárias ou não, ao Conselho. Eu não pedi mais dinheiro, ou ameacei me demitir, apesar do que foi alegado e relatado por outros. Esses fatos são claros para aqueles com conhecimento direto das minhas conversas com o Conselho, estavam me fazendo uma oferta para ficar a longo prazo com a ATP, a qual recusei por razões profissionais.

Estou orgulhoso

do que conseguimos. No entanto, chega um momento em que faz sentido olhar para o futuro e considerar outras oportunidades. Para mim, esse momento é agora. Eu apreciei os desafios durante meu tempo na ATP, e a posição tem sido gratificante, mas quando o meu contrato chegar ao final neste ano, será o momento certo para eu seguir em frente.


Meu último dia será 31 de dezembro de 2011. Foi importante que forneci o aviso de minha decisão à ATP com antecedência para permitir um processo de pesquisa adequado. Enquanto isso, vou ser totalmente focado em cumprir as minhas responsabilidades com meu último dia como presidente da ATP. Há vários itens importantes na agenda, e se tudo correr bem, teremos um anúncio ou dois antes do final do ano.

Para aqueles que gentilmente me perguntaram onde eu possa seguir, ainda não considerei o que poderia fazer no próximo ano, e não estou com nenhuma pressa de fazê-lo.

Tem sido um privilégio para mim, como um fã de tênis ao longo da vida, em liderar e servir a ATP. Para os fãs, jogadores, torneios, parceiros comerciais e os homens e mulheres dedicados à ATP, dirijo os meus sinceros agradecimentos e votos de sucesso contínuo."

Confira mais notícias sobre Roger Federer...

+ Em lista liderada por Tiger Woods, Federer e Sharapova são os tenistas mais bem pagos do mundo

+ Federer deixa "rivalidade" de lado e aplaude Nadal por virada dramática na estreia em Paris

+ "Calejado", Federer atribui experiência como arma para triunfo diante de jovem francês

+ De bem com a vida e trocando fraldas, Federer vislumbra títulos e ouro olímpico

+ Consciente, Federer minimiza derrota: "Não esperava muito desta semana"

ESPECIAL: Questão de vida ou morte - Como e por que as rivalidades influenciam o esporte, modificam para melhor o jogo e, sobretudo, nunca são esquecidas como Federer x Nadal (Confira!)

Da redação

Publicado em 13 de Junho de 2011 às 13:24


Notícias