Quase sozinho

O paredão pode ser um ótimo parceiro de treinos

Saiba como aproveitar o máximo dele


  • Costumo dizer aos meus alunos que há apenas um campeão invicto na história do tênis: o paredão. Ele nunca erra, nunca reclama e nunca perde. Para tirar o máximo dele, contudo, você precisa lidar com ele da maneira correta. Primeiramente, certifique-se de que a parede tenha uma linha que representa a rede. Caso não, faça uma medição e desenhe. Se não conseguir fazê-la perfeitamente, pense sempre em desenhá-la mais alta do que o normal e não mais baixa. Quando você começar a treinar, fique bem longe e bata alto, com golpes lentos ou de média velocidade (tenha em mente que a linha de base fica a 11,8 metros da rede – cerca de 40 passos). Com isso, você vai ter tempo para fazer o swing todo e entrar no ritmo. Como o paredão nunca erra, não é bom começar batendo forte, especialmente quando seu corpo ainda está frio.

  • O próximo passo é bater na bola tanto com o forehand quanto com o backhand. Novamente, pense em bater com um pouco de spin e não muito forte. Você quer que seus golpes sejam suaves e relaxados. Nesse ponto, você deve começar a suar um pouco.

  • Uma vez que se sinta confortável com seus movimentos, você pode começar a se aproximar da parede. Em uma partida, você somente estará a menos de 6 metros da rede para fazer golpes de definição (a não ser que esteja se movendo para a frente para volear). Mas ficar perto da parede pode ajudá-lo de outras formas. Você terá menos tempo de reação, então aprenderá a encurtar o swing. Essa habilidade é essencial quando estiver devolvendo o saque ou quando estiver jogando contra alguém que bate muito forte. Não fique tão perto da parede por muito tempo. Movimente-se para a frente e para trás e varie a velocidade dos golpes. Você deve saber reagir aos diferentes tipos de quique e profundidade, assim como em um jogo. Mantenha os pés se mexendo.

  • Você também pode trabalhar os seus voleios no paredão. Comece com voleios suaves, toquinhos, e então aumente o ritmo. Veja quantos consegue bater em sequência de cada lado e depois comece a ir para a frente e para trás tanto na direita quanto na esquerda.

  • Um paredão simples está legal, mas, se sua parede tem alvos, é ainda melhor. Tudo o que você precisa é um pouco de giz. Desenhe círculos largos – um para a paralela, outro para a cruzada e um para as bolas de meio – e mire neles. Certifique-se de que eles estão a uma boa distância sobre a rede, já que você quer que seus golpes passem alguns centímetros sobre ela, e use topspin para que eles caiam dentro da quadra. Quando estiver dominando a técnica de acertar nos alvos, você será capaz de imaginá-los na quadra quando estiver jogando.

 

Nick Bollettieri

Publicado em 24 de Dezembro de 2015 às 16:24


Notícias