Por Cima
Espanhol surpreendeu mais céticos com troféu em Indian Wells após vitórias sobre Federer, Berdych e Del Potro e ganhou elogios de Toni Nadal
Desempenho de Rafael Nadal em Indian Wells surpreendeu tio Toni |
Diante de tantos reveses, é normal que muitos duvidassem do retorno do espanhol ao circuito. Na última terça-feira, o tio e técnico de Rafa, Toni Nadal, declarou que eles também não sabiam se voltariam aos momentos de glória no esporte. No entanto, ao ver o pupilo vencer três torneios seguidos, incluindo o Masters 1000 de Indian Wells com vitórias diante de Federer, Berdych e Del Potro (veja os melhores momentos da final mais abaixo!), o mentor ficou surpreso com tamanha capacidade de recuperação do seu jogador.
"Tivemos dúvidas. Acho que somos as pessoas que mais têm dúvidas nesta vida. Tenho dúvidas quando tudo vai bem e também quando as coisas vão muito mal. Pensei que não voltaríamos a levantar uma taça deste nível [Masters 1000] nunca mais. Então estou muito contente pela vitória", contou Toni em entrevista à rádio espanhola SER.
"Não sabíamos se ele iria a Indian Wells, então foi uma surpresa. O joelho teve um bom desempenho, o permitiu correr. Tudo isso junto nos deu uma grande surpresa. Principalmente a conquista do título", complementou o técnico. Antes de Indian Wells, muitos meios de comunicação bancavam a informação de que o espanhol não jogaria no piso duro para se preparar melhor à temporada de saibro, porém Nadal calou a todos.
Mas Toni tratou de enfatizar todos os momentos difíceis nesse longo tempo afastado das competições. Segundo o tio de Nadal, a perseverança e a força mental do sobrinho foram os principais alicerces para a crença de que poderia retornar aos melhores dias no tênis.
"Por falta de sorte não conseguimos ir à Austrália. Então é normal que um jovem como Rafa fique impaciente. A vida nos impôs uma prova realmente dura. Ele estava há sete meses fora de competições, cheio de dúvidas, sem luz. Parecia que não sairia da lesão, a situação estava muito feia. A recuperação não chegava e ficava mais distante o retorno às quadras. Nesses momentos tínhamos dúvidas de tudo. Mas, no final, valeu a pena. A vitória [em Indian Wells] é uma recompensa ao sofrimento destes meses", concluiu o treinador.
Em apenas um mês, Nadal venceu três competições - Brasil Open, ATP 500 de Acapulco e Indian Wells - e foi vice do ATP 250 de Viña Del Mar. O jogador de 26 anos optou por não atuar essa semana em Miami a fim de aprimorar a parte física para a gira europeia do saibro, que começa em abril com o Masters 1000 de Monte Carlo.
Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...
+ Tio de Nadal exalta superação do sobrinho e aprova que Rafa siga mais agressivo em quadra
+Rafael Nadal vibra com alto nível de jogo e se diz surpreso por bater três top 10 em Indian Wells
+Nadal voltará à América do Sul em novembro para duas exibições na Argentina contraNalbandian
+Rafael Nadal se diz mais seguro com o joelho e confirma presença no Masters 1000 de Indian Wells
+ Nadal cutuca jornal espanhol e reafirma que não abriu mão de jogar em Indian Wells e Miami
+ Nadal nega ser mais agressivo após lesão no joelho: "sou o que sou com meu estilo"
+Nadal pede divulgação dos testes antidoping após escândalo com Armstrong: "temos que limpar a imagem do esporte"
+ Confiante, Nadal crê em nova ascensão ao topo do tênis: "voltarei a ser como antes"
+Murray crê que Nadal estará vulnerável nos primeiros eventos de seu retorno ao circuito
ESPECIAL:A bela e a fera- Roland Garros 2012 teve muito mais do que a redenção de Maria Sharapova e o recorde de Rafael Nadal. Teve até juvenil brasileira na final (Confira!)
Publicado em 20 de Março de 2013 às 08:28