Passeando

Monfils visita estádio da Copa e casa de Mandela na Africa do Sul

O número 13 do mundo ficou impressionado ao conhecer a residência do líder pacifista Nelson Mandela


O francês Gael Monfils
O número 13 da ATP, Gael Monfils, o cabeça de chave número um do ATP 250 de Johanesburgo visitou hoje o soccer city, um dos principais palcos da Copa do Mundo 2010, que será realizada na África do Sul.

Erguido originalmente em 1987, o estádio foi apelidado pelos locais de Ring of Fire (Círculo de Fogo) e será sede do jogo de abertura e da partida final do mundial.  

Escoltado por policiais, Monfils viajou escoltado para o bairro de Soweto, famoso subúrbio segregacionista da cidade, onde os negros viviam isolados, no período do Apartheid, encerrado em 1994, com a eleição de Nelson Mandela.  "Vou visitar o Soccer City em Soweto".

Já no local, o francês gastou 45 minutos conhecendo o palco maior do futebol nos próximos meses  No meio do passeio, Monfils e sua equipe, desceram  até o campo para ver o palco das emoções e frustrações de alguns dos melhores jogadores de futebol do mundo.

"Sou um grande fã de futebol, mas não tenho um time preferido, prefiro assistir os jogadores na medida em que eles têm talento". "Meu pai era jogador de futebol, então eu costumava a jogar bastante". 

Mandela durante a Copa do Mundo de rúgby, em 1995

Impressionado

 "É grande, é muito grande". Disse Monfils, que já esteve no Stade de France, palco da final da Copa de 1998, em que a França, com dois gols de Zinedine Zidane, derrotou o time brasileiro, dirigido por Mario Zagallo.  "É um pouco maior (que o Stade de France).

Após ser informado de que o estádio fora o local do primeiro comício de Nelson Mandela, após sair da prisão, o tenista visitou a casa do líder sul-africano, em Soweto, onde ex-presidente criou seus filhos, entre 1946 e 1962, quando foi preso.  

"Foi uma grande experiência", declarou Monfils."Ver as pinturas na parede e os presentes que as pessoas deram para ele foi muito emocionante" , comentou, o carismático esportista francês, antes de concluir, sábia e humildemente. "Tênis é um esporte, mas isso é história. Eu admiro a história de Mandela e tudo o que ele conseguiu, então pra mim, essa foi uma das maiores experiências da minha pequena vida"

Mais nótícias sobre o mundo do tênis...

+ Lendas do tênis confiam na recuperação de Nadal

+ WTA quer mudar as regras do controle de antidoping

+ Final feminina do Open mostrará os "opostos de sucesso"

+ Murray supera Federer nas estatísticas

+ "O primeiro set será decisivo para Murray", garante Federer

ESPECIAL:Profissão: Tenista - É possível ganhar dinheiro jogando tênis? A Revista TÊNIS faz as contas e mostra quantos jogos um tenista precisa vencer em cada tipo de torneio para poder sobreviver no circuito (Confira!)



Da redação

Publicado em 1 de Fevereiro de 2010 às 15:46


Notícias