Copa Davis

Copa Davis: veja os jogadores convocados para as semifinais da competição

Mesmo sem Nadal, torneio terá grandes tenistas em quadra buscando a vaga na decisão neste final de semana


Reprodução: Twitter/Davis Cup

Em sua última edição no formato disputado nos últimos anos a Copa Davis terá as semifinais do Grupo Mundial disputadas neste final de semana, entre os dias 14 e 16 de setembro. Quatro países divididos em dois confrontos estarão jogando nesta semana em busca da classificação para a final. Sem Nadal, a Espanha irá encontrar o time francês em Lille, enquanto os croatas liderados por Marin Cilic medirão forças com o forte time norte-americano.

Leia mais:

Davis Cup: ITF aprova novo modelo para a Copa do Mundo do Tênis

Presidente da CBT aprova o novo formato da Copa Davis

Para esclarecer as principais dúvidas dos fãs de tênis sobre os duelos, a Revista Tênis preparou um Guia completo com as informações dos confrontos. Confira:

França x Espanha

Atuais campeões da Davis Cup, o time da França, comandados por Yannick Noah contará com apenas dois dos quatro tenistas presentes na final do torneio em 2017, contra a Bélgica. Dois dos principais nomes do time neste embate, Lucas Pouille e Richard Gasquet retornam as quadras rápidas do estádio Pierre Mauroy, em Lille, com a missão de frear o experiente time espanhol. Para isso, eles contarão com o apoio de Nicolas Mahut, sacado de última hora na final do último ano, o experiente Julien Benneteau, e Benoit Paire, que ainda não jogou na competição entre países.

A Espanha, por sua vez, não contará com seu mais eficiente jogador, o maiorquino Rafael Nadal, número #1 do mundo no ranking da ATP, que lesionou o joelho durante as semifinais do US Open, na última semana.

Deste modo, o capitão Sergi Bruguera escolheu um time cascudo, que conta com apenas um tenista com menos de 29 anos. Melhor ranqueado atualmente, Pablo Carreno Busta, 21º do mundo aos 27 anos, terá como parceiros Roberto Bautista Agut, Albert Ramos-Vinolas, Feliciano Lopez e Marcel Granollers. Apesar da experiência, a equipe conta com alguns jogadores em má fase, como Vinolas, dono de 23 derrotas e 17 vitórias na temporada, Feliciano, que vem de quatro derrotas seguidas em simples, incluindo duas partidas de qualifyng.

Confira as principais informações sobre o duelo:

Data: 14 a 16 de Setembro
Local: Estádio Pierre Mauroy, em Lille, com mando francês.
Piso: Quadra rápida indoor
Escalação francesa: Lucas Pouille, Richard Gasquet, Nicolas Mahut, Julien Benneteau e Benoit Paire. Capitão: Yannick Noah
Escalação espanhola: Pablo Carreno Busta, Roberto Bautista Agut, Albert Ramos-Vinolas, Feliciano Lopez e Marcel Granollers. Capitão: Sergi Bruguera
Retrospecto entre os países: Seis vitórias da Espanha e duas da França. Os franceses venceram o único duelo disputado em quadra rápida, em 2010.

Croácia x Estados Unidos

Tenista melhor ranqueado na ATP em toda a fase de semifinal da Davis, Marin Cilic, número #6 do mundo, é a grande esperança de seu país para este embate. Vice-campeões do torneio em 2016, os croatas optaram por levar o duelo para o saibro do Sportski centar Visnjik, em Zadar, a fim de complicar a vida de seus adversários americanos.

Além de Marin, o time comandado por Zeljlo Krajan contará com nomes de peso como o #NextGen Borna Coric, 18º da ATP aos 21 anos, e os duplistas Mate Pavic e Ivan Dodig, ambos finalistas na terra batida de Roland Garros nos últimos quatro anos. Junta-se a eles Franko Skugor, também especialista no piso.

Sem contar com John Isner, melhor tenista do país em simples atualmente, o time norte-americano terá como grande nome Jack Sock, longe de seus melhores momentos em simples, mas com temporada brilhante nas duplas, ao ponto de figurar como segundo melhor tenista no ranking da categoria. O primeiro é Mike Bryan, parceiro de Jack desde a lesão de seu irmão gêmeo e parceiro Bob Bryan. Juntos, Sock e Mike já conquistaram dois títulos de Grand Slam na temporada (Wimbledon e US Open) e aparecem como favoritos para conquistar o ponto na partida de duplas.

Além deles, a equipe capiteada por Jim Courier terá ainda o jovem Frances Tiafoe, quadragésimo do ranking aos 20 anos, o grande sacador Sam Querrey e Steve Johnson, campeão dos ATP 250 de de Houston e Newport neste ano.

Confira as principais informações sobre o duelo:

Data: 14 a 16 de Setembro
Local: Sportski centar Visnjik, em Zadar, com mando da Croácia.
Piso: Saibro
Escalação croata: Marin Cilic, Borna Coric, Mate Pavic, Ivan Dodig e Franko Skugor. Capitão: Zeljlo Krajan.
Escalação americana: Jack Sock, Steve Johnson, Frances Tiafoe, Sam Querrey e Mike Bryan Capitão: Jim Courier
Retrospecto entre os países: quatro vitórias em quatro confrontos para a Croácia. No último duelo, vitória por 3 a 2 em 2016, durante as quartas de final do Grupo Mundial.

Da redação

Publicado em 11 de Setembro de 2018 às 16:01


Notícias Copa Davis Davis Cup Semifinais Copa Davis Marin Cilic Rafael Nadal