ATP Tour

Tsitsipas joga muito, elimina Djokovic e vai à semi do Masters de Xangai

Grego eliminou o atual campeão do torneio chinês e, de quebra, alcançou a classificação inédita para o ATP Finals. Agora, desafia Medvedev


Foto: Divulgação/ATP Tour

O grego Stefanos Tsitsipas anotou uma das mais relevantes vitórias de sua jovem carreira na manhã desta sexta-feira  (11). Em duelo válido pelas quartas de final do Masters de Xangai, na China, ele venceu ninguém menos que o número #1 do mundo Novak Djokovic. O placar final que garantiu a primeira vitória de Stefanos sobre um número #1 do mundo foi de 3/6, 7/5 e 6/3 em 2h02.

Leia mais:
Federer 'voa', evita lob e vence pontaço contra Goffin no Masters de Xangai; assista

+ Monteiro vence confronto nacional e chega às quartas no Challenger de Santiago

Mesmo antes da vitória de hoje, Tsitsipas já detinha uma marca única e expressiva. Ele é o único jogador na história a ter vencido todos os tenistas do Big 3 antes dos 21 anos. Nesta temporada, ele também venceu jogos contra Roger Federer (Australian Open) e Rafael Nadal (Masters de Madri). Já sua vitória sobre Djokovic aconteceu no Masters de Toronto de 2018 com placar de 6/3, 6/7 e 6/3.

Stefanos garantiu também a vaga no ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada em uma semana de disputa em Londres, no Reino Unido. Ele é o sexto jogador confirmado na competição, ao lado de nomes como Djokovic, Nadal, Federer, Daniil Medvedev e Dominic Thiem.

Na próxima rodada, ele terá pela frente o quarto melhor tenista do ranking da ATP, o russo Daniil Medvedev. Vice-campeão do US Open, Daniil marcou 6/3 e 7/6 (7-4) em 1h26 sobre o italiano Fabio Fognini.

O jogo

Uma quebra precoce foi suficiente para Djokovic tomar o controle do jogo. Forte no início da disputa, ele não demorou a abrir 3 a 0 e evitar qualquer possibilidade de reação do jovem oponente. Melhor o 1º e no 2º serviço - ambos com 78% de aproveitamento - ele seguiu bem e saiu na frente do placar.

Stefanos voltou ao segundo set com um alto volume de jogo, o que lhe permitiu incomodar Djokovic de todas as áreas da quadra. Trunfo determinante foi seu saque, sobretudo o primeiro, que foi o diferencial para o tenista de Atenas não passar sufoco em toda a parcial. Com 95% de pontos vencidos com a bola inicial, ele não precisou enfrentar break points e jogou mais leve em quadra.

O número #7 do mundo poderia, inclusive, ter mais rapidamente quebrado o saque do rival. No sexto game da segunda etapa, ele começou bem e chegou a abrir 15/40, se aproximando de abrir 4 a 2 no marcador. Nole endureceu, salvou as duas chances do adversário e igualou a disputa.

Sem se abalar com as oportunidades desperdiçadas, Tsitsipas seguiu bem, disparando bolas vencedoras em momentos cruciais - foram 15 durante o set - até o décimo segundo game. Nele, o cenário se inverteu, com o número #1 do mundo perdendo dois pontos cruciais que levariam o duelo para o tie-break e caindo perante a ofensividade do NextGen grego.

Tenista de 21 anos, Tsitsipas mostrou maturidade. Brilhante no saque, ele aproveitou a terceira de suas oportunidades de quebra para vencer o saque de Nole e abrir 3 a 1. Com bom nível, ele manteve a vantagem e sacramentou a vitória.

Da redação

Publicado em 11 de Outubro de 2019 às 05:37


Notícias Stefanos Tsitsipas Novak Djokovic Masters de Xangai