Saque do leitor


TIM HENMAN
Uma pena a aposentadoria de Tim Henman. Na verdade, nem gostava muito dele, nunca fui um fãzaço de seu jogo, mas lamentei bastante ele ter parado de jogar. Lamentei porque, como ele mesmo disse, o que torna o tênis um melhor espetáculo é exatamente a disputa entre os diversos estilos de tenistas. Antigamente reclamávamos que havia muito pouca graça quando assistimos a um jogo de dois grandes sacadores, pois não havia trocas de bola. Hoje, também há muita monotonia quando dois devolvedores estão em quadra. Por isso é tão bom ver Federer e outros poucos jogadores que são capazes fazer algumas jogadas mágicas, imprevisíveis. Essa imprevisibilidade é que dá mais graça ao espetáculo. Por isso também que perder alguém que saca e voleia é algo a se lamentar. Por isso também que eu não canso de assistir Federer jogando, pois, mesmo sabendo que ele vai ganhar quase sempre fácil, seu jogo não é previsível e ele sempre está mostrando algo novo, uma jogada surpreendente. Previsíveis são seus adversários, que, basicamente por isso, raramente conseguem vencê-lo. Uma pena constatar que, com a aposentadoria de Tim Henman, o tênis esteja ficando cada vez menos variado. Mas, felizmente, ainda podemos contar com um gênio. Salve a Suíça!
Luiz Carlos - Salvador/BA

PARADA DE PERNAS
Li o artigo sobre saque-e-voleio e percebi o porquê de eu estar com problemas para realizar esta jogada. Sem perceber, estava vindo em direção à rede sem parar e voleava andando. Por isso, errava muito, seja na rede, seja jogando no alambrado. Nunca havia reparado que fazer a parada de pernas fazia tanta diferença para volear. É impressionante. Fazer o split-step faz toda a diferença para volear. Antes eu tentava chegar o mais próximo possível da rede, achando que estava errando porque estava muito longe. Achava que só começaria a acertar os voleios quando estivesse quase colado na rede. Na verdade, estava praticamente desistindo de tentar o saque-e-voleio mesmo contra adversários mais fracos por conta disso. Ninguém nunca havia me dado esta dica da parada de pernas, nem mesmo meu professor. Enfim, muito legal. Mais uma coisa que aprendo. Aguardo novas instruções. Abraço!
Gerson Castro - São Paulo/SP

SHARAPOVA
Adorei a camiseta da Sharapova com os dizeres: Well behaved women don't make history. Assim como também adorei aquela boininha que ela estava usando durante a entrevista coletiva. O vestidinho vermelho com brilhantes que ela usou também estava show. Pena que ela parou de "desfilar" logo. Achei muito interessante também as roupas do Federer. O cara tem tênis com RF escrito, boné com RF, até na gola das suas camisetas está escrito RF! Vocês repararam? Logo abaixo dos botões da gola da camisa azul! Impressionante!
Cláudia Martins - Campinas/SP

MARCELO MELO
Quanto tempo de suspensão tomou o Marcelo Melo? Acho sacanagem terem punido ele. Todo mundo sabe que ele não tomou nada para se beneficiar. Ele e o André Sá poderiam ter jogado mais alguns torneios na Europa e se dado bem. Tomara que em 2008 eles comecem com tudo no Australian Open e consigam vaga na Masters Cup no fim do ano. Ia ser demais!
Rogério Alves - Porto Alegre/RS

A suspensão de Marcelo Melo foi de dois meses. Ele poderá voltar a jogar em novembro.

TÊNIS E ARTE
O concurso "TÊNIS E ARTE" já conheceu seu primeiro ganhador. Marco Antonio Carpena Moreira, do Rio de Janeiro - RJ, receberá uma reprodução da obra "O Tenista", de Inos Corradin, publicada na edição anterior (número 50 página 57). Neste mês, a Revista TÊNIS publica mais uma obra de arte inspirada no tênis (imagens de seis artistas foram selecionadas entre os trabalhos expostos na mostra "Tenis in Art", de curadoria de Lilian Heitor e realização da Criartti Consutoria Cultural Ltda) e, novamente, sorteará uma reprodução dela (ao lado) entre os assinantes. Se você ainda não é assinante, acesse: www.revistatenis.com.br. faça a sua asinatura e concora!

A Bola é sua. Críticas, sugestões, dúvidas. Mande pra cá que a gente devolve. Fale direto com o nosso editor pelo e-mail a.grizzo@revistatenis.com.br

Da redação

Publicado em 12 de Novembro de 2007 às 07:59


Notícias

Artigo publicado nesta revista