Melhore seu tênis jogando duplas

Jogar duplas é tão importante quanto simples, pois você desenvolverá vários aspectos que poderão ser incorporados nas partidas individuais


Arnaldo GrizzoMuitas vezes, as duplas são desprezadas por alguns tenistas, principalmente os juvenis, que não percebem os benefícios que podem agregar ao seu jogo atuando nesta modalidade “coletiva” do tênis. Ao contrário do que muitos jovens pensam, a dupla não é apenas um jogo para tenistas mais velhos, de clube. Aliás, quantos garotos mais novos já não se viram em situação de aperto diante de um jogador experiente que tinha todas as manhas táticas porque vivia jogando dupla? Atuar em parcerias é um ótimo meio de se aprender e aprimorar aspectos que não são exigidos com grande freqüência em simples. Portanto, conhecer e dominar o jogo de duplas é uma excelente maneira de aperfeiçoar as mais diversas técnicas e táticas do tênis.

#R#

Quais particularidades formam o conceito do jogo de duplas?
1) Mentalidade ofensiva – raramente é possível jogar apenas se defendendo.
2) Integração – aprimora a socialização entre os jogadores.
3) Desenvolve percepções táticas – padrões táticos da dupla adversária, pontos fortes e fracos etc.
4) Espaços menores – com isso, os tenistas jogam e treinam sob pressão.
5) Melhora das habilidades técnicas:
a) Saque – golpe fundamental (tanto primeiro quanto segundo serviço).
b) Voleio – pela constância no jogo de duplas, é um dos golpes que mais pode ser melhorado.
c) Devolução de saque – indispensável no jogo moderno.
d) Lob – recurso fundamental no jogo de duplas.
6) Tempo de reação mais curto – é um jogo mais intenso e mental.
7) Concentração – o jogador tem que estar muito focado, qualquer distração pode custar um set e o jogo. Com a regra dos games sem vantagem e super tie-break no terceiro set, esse aspecto torna-se ainda mais acentuado.
8) Liderança – é um trabalho de equipe, um parceiro levanta o outro.
9) Duplas traz confiança – jogador quando perde nas simples, ainda permanece motivado por estar participando das duplas.
10) Man ter o jogador “vivo” no torneio – os duplistas também têm direito a hotel, bolas e quadra para treino etc. Quem só joga simples e per de, tem de deixar o torneio.
11) Muitos confrontos são definidos nas duplas – como Copa Davis, Fed Cup, Mundiais juvenis, confrontos no tênis universitário nos EUA etc. Procure praticar duplas com seus parceiros de treino e você verá como vários aspectos do seu jogo serão melhorados tanto para o jogo de duplas como para o de simples também.

Cesar Kist e Eduardo Eche são diretores do Departamento de Capacitação da CBT
Pelo Departamento De Capacitação Da Cbt

Publicado em 12 de Novembro de 2007 às 13:30


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista