Tática

Nadal revela que precisou "criar confusão" no jogo de Djokovic para batê-lo em 2013

Em entrevista, Rafa afirmou que precisou alterar estratégia contra rival, direcionando grande parte de suas jogadas para o forehand de Nole ao invés do backhand


Nova York (Estados Unidos) - Assim que conquistou o bicampeonato do US Open, o espanhol Rafael Nadal foi entrevistado pelo jornalista Charlie Rose no programa PBS' Charlie Rose, em que comentou sobre sua espetacular fase em 2013 e o quanto evoluiu no tênis desde que despontou no circuito em 2005. 

Fugir do backhand de Djokovic foi a arma para superá-lo, disse Nadal em entrevista 

Mas, acima de tudo, o apresentador americano perguntou o que Nadal conseguiu acrescentar em seu arsenal para superar o atual número 1 do mundo, o sérvio Novak Djokovic. Rafa comentou que precisou criar confusão no seu rival estrategicamente. Como assim? Canhoto, o espanhol foi acostumado a "minar" o backhand de seus oponentes, em grande maioria destros como Roger Federer. E resultado disso é que mantém um retrospecto melhor contra todos os jogadores do top 20.

Mas jogar no backhand dos destros se tornou batido para Djokovic, que sempre se apoiou nesse golpe para construir seus pontos. E foi um dos pilares que o fizeram destronar Nadal da liderança do ranking há dois anos. 

Por isso, o espanhol afirmou que a "confusão" em suas táticas está em direcionar suas jogadas para o forehand de Nole. Mas não porque o golpe é menos eficiente por parte do sérvio, mas causar uma surpresa no seu adversário é o ponto de vista defendido por Nadal.

"É o melhor backhand do circuito, então eu precisei criar um pouco de confusão para ele. Precisei trocar a direção mais rapidamente contra o seu forehand para ter mais chances", explicou Rafa. "E não posso jogar com muitos ângulos, porque se você abrir muito a quadra contra ele, precisará estar 100% condicionado para defender, porque a movimentação dele é incrível. Ele é tão flexível, então é capaz de abrir a quadra melhor do que eu. Então, preciso sempre esperar pela melhor bola para atacar", enfatizou o espanhol ao apresentador. 

Você pode conferir um pequeno trecho da entrevista a seguir:

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 19 de Setembro de 2013 às 12:10


Notícias Rafael Nadal entrevista confusão estratégia Novak Djokovic liderança