Wawrinka vira sobre Djokovic e conquista título inédito em Roland Garros

O suíço elevou seu nível para derrotar o número 1 do mundo e frustou o sonho do "Carrer Slam" do sérvio


djoko

Djoko até superou Nadal, mas não conseguiu conquistar Roland Garros pela primeira vez

O suíço Stanislas Wawrinka é o campeão de 2015 em Roland Garros. No seu segundo título de Grand Slam da carreira, o tenista de 30 anos precisou jogar o nível máximo de tênis para superar Novak Djokovic, 4/6, 6/4, 6/3 e 6/4, em 3h12, e impedir o número 1 do mundo de conquistar os quatro Majors do circuito, completando o "Carrer Slam".

Errando muito no primeiro set, Wawrinka não conseguia pressionar Djokovic no fundo da quadra e o sérvio ameaçava muito os games de serviço do suíço. Na terceira oportunidade, o número 1 do mundo aproveitou sua chance e conseguiu a quebra no sétimo game da partida. Após perder dois set points, Djoko encerrou as ações no set inicial e venceu por 6/4, em 43 minutos.

Mesmo com o placar desfavorável, Wawrinka se manteve na partida e não deixou Djoko abrir no segundo set. Vencendo a batalha de erros não forçados, Wawrinka esperou o momento certo para pressionar Djoko, quando o sérvio sacava em 4/5 na parcial. No primeiro set point, Wawrinka alternou golpes potentes no fundo de quadra e forçou o erro de Djoko, levando a segunda parcial em 6/4, em 54 minutos.

Mantendo a intensidade, Wawrinka fazia o impossível na Philippe Chatrier e Djokovic estava sem conseguir mudar o rumo da partida. No sexto game, Wawrinka quebrou o serviço do sérvio e manteve a vantagem no terceiro set. O suíço precisou de 42 minutos para levar a parcial em 6/3, ficando muito perto do seu segundo título de Grand Slam.

Com apenas duas derrotas em 37 jogos na temporada, Djokovic não deixaria o sonho de conquistar Roland Garros pela primeira vez ir embora com facilidade. O número 1 do mundo conseguiu quebrar Wawrinka e abriu 3/0 no quarto set. Wawrinka não se abateu e conseguiu se recuperar na parcial decisiva, igualando o placar em 3/3. 

O número 9 do mundo chegou a ter 0/40 no oitavo game do quarto set, mas conseguiu sair da situação delicada e na sequência quebrou o saque de Djokovic para sacar em 5/4, para tentar conquistar seu primeiro título de Roland Garros. Após perder um match point, Wawrinka aproveitou sua segunda chance e com um belo backhand paralelo fechou o set em 6/4, em 53 minutos, e conquistou o segundo Grand Slam da sua carreira.

Com o título de Roland Garros, Wawrinka se tornará número 4 do mundo em ranking a ser divulgado nesta segunda pela ATP. Além dos 2000 pontos pelo título, o suíço levará 1,8 milhões de euros pela vitória no segundo Grand Slam do ano. 

Na entrega da Taça dos Mosqueteiros, o brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga, entregou o segundo troféu de Major da carreira de Wawrinka e foi homenageado pela organização do evento pelos seus três títulos de Roland Garros, um deles há 15 anos. 

Da redação

Publicado em 7 de Junho de 2015 às 13:01


Notícias Novak Djokovic Stanislas Wawrinka Roland Garros