US Open

US Open 2018: guia geral sobre a participação de Rafael Nadal

Espanhol vem embalado em busca do quarto título em Novak York


Photo: Ashley Marshall/USOpen.org

Atual campeão, o espanhol Rafael Nadal é um dos favoritos ao título do US Open, que começa na próxima segunda-feira (27). Líder do ranking da ATP, ele encabeça a lista de 128 tenistas confirmados na chave principal do torneio, disputado no Flushing Meadows - Corona Park, nos Estados Unidos.

Confira o Raio-X do momento do tenista:

Temporada

O retrospecto de quarenta vitórias e apenas três derrotas ajuda a elucidar a ótima temporada de Nadal. Cinco vezes campeão no ano, ele domina com folgas o circuito, ao ponto de somar 10.040 pontos, 2960 a mais que o segundo colocado, o suíço Roger Federer.

Entre os grandes momentos da temporada do maiorquino, se destacam os troféus conquistados na temporada de saibro, como Masters 1000 de Monte Carlo e Roma, bem como a vitória no ATP 500 de Barcleona. Todos esses resultados nos torneios de preparação o ajudarão na campanha pelo décimo primeiro título de Roland Garros, conquistado em uma trajetória irrepreensível, com direito a triunfo sobre nomes como os argentinos Diego Schwartzman e Juan Martin del Potro e o 3 a 0 aplicado na final contra o austríaco Dominic Thiem.

Aos 32 anos, o "Rei do Saibro" resolveu preservar o corpo, optando por pular boa parte da gira de grama, a exceção de Wimbledon. Lá, ele foi semifinalista, sendo derrotado apenas pelo sérvio Novak Djokovic, futuro campeão no All England Club, em duro duelo de cinco sets. A preocupação como o corpo foi também motivo dele ter jogado em apenas uma competição da gira do US Open Series, o Masters de Toronto, no Canadá. Lá, ele mostrou estar afiado e ficou com um título em uma trajetória segura, na qual bateu nomes consolidados no circuito, como Stan Wawrinka e Marin Cilic, bem como estrelas da nova geração, como Karen Khachanov e Stefanos Tsitsipas.

Histórico no US Open

Foto: Reprodução: Twitter/USOpen

Os três títulos em Nova York - conquistados nos anos de 2010, 2013 e 2017, colocam Rafa como o segundo tenista com mais títulos do Aberto dos Estados Unidos presentes na chave de simples masculino. Com isso a seu favor, ele buscará o tetra para consolidar o aproveitamento de 53 vitórias em 63 duelos realizados na competição.

No último ano, Nadal teve sorteio em seu chaveamento, não encarando nenhum cabeça de chave em toda a campanha. Mesmo com isso a seu favor, ele precisou superar dois tenistas hoje presentes no top 10 da ATP - Del Potro, 3º colocado, na semi e o sul-africano Kevin Anderson, 5º - para ficar com o caneco, que aumentou para 16 o seu número de títulos de Grand Slam.

Caminho pelo tetra

Sua estreia é contra o compatriota David Ferrer, que já anunciou a aposentadoria após o torneio disputado em Flushing Meadows. Se vencer, o número #1 do mundo enfrenta o vitorioso do duelo do canadense Vasek Pospisil e o eslovaco Lukas Lacko. O russo Karen Khachanov - #27 cabeça de chave - e o britânico Kyle Edmund são outros possíveis oponentes antes das quartas, onde pode medir forças com o sul-africano Kevin Anderson, finalista do Grand Slam em 2017

Da redação

Publicado em 23 de Agosto de 2018 às 18:59


Notícias Rafael Nadal US Open Nadal US Open 2018