Homenagem

Único a fechar o ´Grand Slam´, Rod Laver será homenageado na Austrália

Australiano é o único a vencer os quatro maiores torneios em uma única temporada


Laver foi, sem dúvida, um dos maiores tenistas de todos os tempos
Ganhar todos os Grand Slams em uma mesma temporada é algo quase inimaginável no tênis. Mas, por duas vezes, o australiano Rod Laver conseguiu tal façanha, se tornando o único homem na história a levar para casa os quatro maiores torneios do mundo no mesmo ano. Em 2009, completará 40 anos desde que o ex-jogador fez o ´Grand Slam´ pela segunda vez, e o maior ídolo do tênis australiano será homenageado.

Durante o Australian Open, cuja quadra principal leva seu nome, Laver se encontrará com os quatro jogadores que venceu nas finais dos Majors em 1969. Apelidado de "the Rockhampton Rocket" (o foguete de Rockhampton, em português), em referencia à sua cidade natal, o ex-tenista participará do bate-papo que deverá relembrar grandes momentos do esporte na época em que o profissionalismo começava a reinar na modalidade.

O espanhol Andrés Gimeno - derrotado na final do Aberto da Austrália - e os compatriotas Ken Rosewall, John Newcombe e Tony Roche; superados em Roland Garros, Wimbledon e no US Open, respectivamente, estarão presentes em uma das inúmeras homenagens que Laver receberá no primeiro Grand Slam de 2009.

Normalmente, nas discussões para saber quem foi o melhor tenista de todos os tempos se escuta o nome de Pete Sampras e Roger Federer. Mas, para os amantes do tênis que acompanharam o australiano jogar, o nome de Laver jamais pode ficar fora desse debate.

Primeiro homem a ganhar os quatro maiores torneios do mundo na mesma temporada, ainda como amador em 1962, o ´foguete´ repetiu a façanha em 1969, já como profissional. O feito não foi igualado até hoje e, no equilibrado tênis atual, dificilmente será superado.

José Eduardo Aguiar

Publicado em 26 de Dezembro de 2008 às 13:41


Notícias