Só fera

Torneio no Japão reúne estrelas do tênis

Com participação de grandes nomes, como Nadal e Federer, o IPTL acontece até o próximo dia 20 de dezembro


A primeira etapa da International Premier Tennis League de 2015 aconteceu nos últimos dias 2, 3 e 4 de dezembro. Sediada no Kobe World Hall, no Japão, essa fase contou com seis partidas e teve o time Japan Warriors como mandante em três delas. Ao todo, serão disputados 29 jogos em outros quatro países: Filipinas, Índia, Emirados Árabes e Singapura. 

Além da equipe japonesa, outras quatro participam da competição: Micromax Indian Aces, OBI UAE Royals, OUE Singapore Slammers e Philippine Mavericks. Formadas por sete ou oito jogadores, o torneio reúne atuais tenistas de peso (feminino e masculino) e lendas do esporte. Nomes como Rafael Nadal, Andy Murray, Marat Safin, Serena Williams, Roger Federer, Maria Sharapova e o brasileiro Marcelo Melo são alguns deles.

Após a primeira parte da competição, o time de Dubai (vice-campeão no ano passado) lidera o ranking com 56 games ganhos. O time japonês é o único que ainda não conseguiu vencer, embora jogasse em casa. A próxima etapa será disputada na cidade de Manila, em Singapura, nos próximos dias 6, 7 e 8 de dezembro. Jogando na arena Mall of Asia, o time do número um de duplas espera melhorar sua classificação, já que precisa figurar entre os dois melhores para ir à final.

COMO FUNCIONA 

A IPTL é disputada em cinco etapas no formato roud robin. Nesta fase, cada equipe jogará pelo menos três vezes como mandante, em casa. A cada jogo são disputados cinco sets, independentemente se um dos lados já venceu três deles. A classificação é baseada na porcentagem de games win-lost e cada game ganho equivale a um ponto.Ao fim desta primeira parte, os dois melhores times vão direto para a final.

Caso qualquer set empate em 5-5, um 13-tie-break é jogado; o primeiro a ganhar sete pontos é o vencedor. Se ao final do quinto set os dois times estiverem empatados em número de games ganhos, o “Super Shoot-Out” entra em ação. Disputado por simples masculino é uma espécie de tie break de 19 pontos. A principal diferença é que para vencê-lo e levar a partida não é necessário abrir dois pontos de vantagem.

 

Caso julgue necessário, cada time tem direito de fazer uma substituição por set. Nos de duplas, qualquer jogador pode entrar em quadra; já nos de simples, somente o “jogador lendário” não pode. Por fim, uma lenda do tênis só pode ser substituída por outra.


OS TIMES 

LEGENDARI JAPAN WARRIORS OUE SINGAPORE SLAMMERS PHILIPPINE MAVERICKS    
Kei Nishikori (JAP) Andy Murray (GBR) Ajla Tomljanovic (AUS)    
Leander Paes (IND) Carlos Moya (ESP) Jarmila Gajdosova (AUS)    
Maria Sharapova (RUS) Karolina Pliskova (THE) Milos Raonic (CAN)    
Philipp Kohlschreiber (ALE) Nick Kyrgios (AUS) Serena Williams (EUA)    
Kurumi Nara (JAP) Belinda Becic (SUI) Edouard Roger-Vasselin (AUS)    
Marat Safin (RUS) Dustin Brown (ALE) Mark Philippoussis (AUS)    
Mirjana Lucic-Baroni (CRO) Marcelo Melo (BRA) Richard Gasquet (FRA)    
Pierre-Hugues Herbert Stan Wawrinka (SUI) Treat Huey (FIL)    

 

MICROMAX INDIAN ACES OBI UAE ROYALS
Fabrice Santoro (FRA) Ana Ivanovic (SER)
Ivan Dodig (CRO) Goran Ivanisevic (CRO)
Rohan Bopanna (IND) Marin Cilic (CRO)
Sania Mirza (IND) Tomas Berdych (THE)
Gael Monfils (FRA) Daniel Nestor (CAN)
Rafael Nadal (ESP) Kristina Mladenovic (FRA)
Samantha Stosur (AUS) Roger Federer (SUI)
   

 

Da redação

Publicado em 4 de Dezembro de 2015 às 17:07


Notícias Andy Murray Roger Federer Marat Safin Serena Williams Maria Sharapova Rafael Nadal Marcelo Melo Carlos Moya Stan Wawrinka