Derrota do multicampeão

Tommy Haas vence Federer na Batalha dos Dinossauros em Stuttgart

Alemão joga muito e elimina o Rei da Grama logo em sua estreia


 
Setenta e quatro anos e muito tênis em quadra. De um lado, Roger Federer, multicampeão na grama e em todos os outros pisos do tênis. Do outro, Tommy Haas, um tenista bastante talentoso, ex-número 2 do ranking e com 15 títulos no currículo. Prestes a completar 40 anos, o germânico segue jogando em alto nível, além de ser o diretor geral do Master 1000 de Indian Wells. Todos os prognósticos estavam do lado do “vovô” mais novo, até porque Haas até hoje havia ganho apenas três dos quatorze duelos dentro de quadra contra o suíço. Em duas oportunidades, o suíço venceu por WO. 
 
O retrospecto parecia ter entrado em quadra no duelo de hoje. Roger Federer, mesmo jogando contra um tenista “da casa”, parecia se sentir à vontade e quebrou o saque do rival logo no primeiro game. Firme em seu serviço, Federer foi confirmando e mantendo a sua liderança na parcial até o sétimo game, quando novamente conseguiu a quebra. Depois, no oitavo game, o heptacampeão de Wimbledon sacou e, com muita autoridade, fechou o primeiro set em 6-2, concedendo apenas cinco pontos a Haas em seu serviço.
 
A história parecia que seria igual no segundo set. Haas foi quebrado no terceiro game, sem sequer fazer um ponto em seu saque, em um lindo winner de backhand na devolução de Federer. Porém, no game seguinte o alemão voltou para a partida devolvendo a quebra, em um erro não-forçado no forehand do suíço. No nono game, um dos momentos cruciais da partida. Sacando em 4-4, Tommy Haas viu-se ameaçado com um breakpoint, mas conseguiu salvá-lo e confirmou seu game de saque. Ambos os jogadores confirmaram seus serviços e o set foi para o tiebreak.
 
No game de desempate, os veteranos tiraram vários aces de suas respectivas cartolas e o primeiro minibreak veio apenas no décimo ponto, com mais um erro não-forçado no forehand de Federer . Haas teve set points em 6-4 e 6-5 e 7-6, mas não conseguiu fechar o tiebreak. Por sua vez, Federer teve um matchpoint em 8-7, mas o alemão conseguiu sacar bem e se manter vivo no jogo. No 8-8, um belo winner na direita de Haas. No ponto seguinte, alemão fechou o set em 10-8 numa dupla falta de Roger Federer. 
 
O set decisivo começou com Federer confirmando seu serviço, após um erro de fundo de quadra no forehand de Haas. O suíço parecia começar a sentir a falta de ritmo de jogo e o consequente cansaço, já que não disputava uma partida oficial desde o dia 02 de abril, quando venceu o Master 1000 de Miami com triunfo em sets diretos contra Nadal. Cometendo mais erros não-forçados que o habitual, o Mago não conseguia fazer seu jogo deslanchar e Haas parecia estar mais à vontade que o oponente. 
 
Mesmo assim, no quarto game Federer teve três breakpoints e não conseguiu quebrar o serviço de Haas. A luta e a entrega do alemão foram recompensadas no game seguinte, quando ele, após uma longa troca de bolas de fundo de quadra, viu Federer errar um slice no backhand, colocando o número 302 do mundo na frente do marcador. No sexto game, sacando em 3-2, Tommy Haas mostrou todo seu repertório, salvando mais quatro breakpoints e deixando claro que venderia muito caro uma eventual derrota. 
 
Os dois tenistas confirmaram seus respectivos serviços até o alemão sacar em 5-4. Jogando com muita personalidade e qualidade, Haas buscou as linhas e não deu chance para Federer, que perdeu a partida em um erro de backhand na cruzada. Vitória inesperada e sensacional de Tommy Haas, que agora enfrenta seu compatriota Mischa Zverev, nas quartas de finais. A temporada da grama não começou como Roger Federer imaginava e o suíço mostrou hoje que terá de jogar muito mais, se tiver pretensões de ir atrás do seu oitavo título no All England Club. 
 

Assista aos melhores momentos 

Por Rodrigo Soares

Publicado em 14 de Junho de 2017 às 20:14


Notícias