Esquadrão

Thiago Alves é novidade e Brasil define equipe que enfrentará os EUA na Copa Davis em fevereiro

Capitão João Zwetsch optou por atleta rio-pretense, que se adapta melhor ao piso rápido indoor; Bellucci, Melo e Soares mantiveram base do time


Após nove anos, o Brasil jogará novamente o Grupo Mundial da Copa Davis e, nessa terça-feira, o capitão João Zwetsch confirmou, por meio de um vídeo (já que está na Austrália acompanhando os tenistas brasileiros no primeiro Grand Slam do ano), os convocados para a série contra os EUA entre 1 e 3 de fevereiro em Jacksonville, Flórida.

Divulgação/Inovafoto/William Lucas
Rio-pretense Thiago Alves volta ao time brasileiro após cinco anos
A novidade do elenco, que mantém a formação base com Thomaz Bellucci, número 1 do Brasil e 33º da ATP em simples, Marcelo Melo, 18º do ranking de duplas, e Bruno Soares, 19º em duplas, é a presença de Thiago Alves, experiente jogador de 30 anos e atualmente o 145º do ranking.

Uma curiosidade está no fato de que Alves é apenas o quarto melhor brasileiro na classificação da entidade, atrás de Rogério Dutra Silva, 111º,  e João Olavo Souza, o "Feijão", 131º. Nas palavras via-Skype, o capitão verde-amarelo justificou a escolha pela melhor adaptação do rio-pretense às superfícies rápidas indoor, característica que os atletas encontrarão na Flórida.

"Desta vez, optamos pelo Thiago Alves por entender que, dentro das características deste confronto, em uma quadra rápida e coberta, com jogadores muito agressivos e pontos curtos na maior parte das vezes, ele se adapta melhor. Vai estar jogando em casa, nas condições prediletas", explicou Zwetsch.

Alves foi titular do Brasil na Davis apenas em 2008 quando o país foi derrotado nos Playoffs para a Croácia por 4 a 1 em Zadar. Na ocasião, o jogador vinha de ótimo resultado no US Open, quando havia furado o qualificatório e parado no campeão Roger Federer em uma partida memorável no Arthur Ashe Stadium válida pela 2ª rodada.

Getty Images Latam/Divulgação Adidas
Bellucci será o melhor tenista de simples do Brasil em duelo contra os EUA
"A Copa Davis foi sempre uma prioridade para mim. Quando tive a experiência de jogar na Croácia, em 2008, foi uma experiência muito emocionante. Eles são favoritos, jogam na casa deles, mas vamos buscar nossas chances", declarou Alves, que perdeu, na ocasião, para Ivo Karlovic e Roko Karanusic.

Para acompanhar os treinos, irão os reservas Pedro Zerbini, Marcelo Demoliner e o próprio Rogerinho. A equipe embarca para Jacksonville no próximo dia 26 de janeiro.

Por sua vez, os EUA ainda não definiram sua lista e podem também perder sua principal estrela no individual, John Isner, 13º do mundo, que está com um problema no joelho. Sem Mardy Fish, que está com problemas no coração, Sam Querrey e Ryan Harrison apareceriam como os principais cotados. Os irmãos Bob e Mike Bryan, dupla número 1 do mundo, completam a equipe comandada por Jim Courier.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

"Nem sonhava com um final de ano como esse", declara mineiro Bruno Soares

Guga e Larri Passos acompanham vitória de Rogerinho e Brasil se aproxima da elite da Copa Davis

+Time brasileiro dá aval para torcida provocar a Rússia: "A batata vai assar para eles"

Brasil aposta em Rogerinho e Bellucci para os Playoffs da Copa Davis

Bellucci estreia contra espanhol e tem chances de cruzar com Andy Murray no Aberto dos EUA

Rogerinho larga contra qualifier e pode cruzar com Djokovic no US Open

+Após batalha, Melo e Soares vibram com melhor campanha de uma dupla brasileira em Olimpíadas

Bellucci leva azar no sorteio e estreia contra Tsonga na Olimpíada

Bellucci e Rogerinho asseguram vaga para o Brasil no US Open

ESPECIAL: Sob controle - Após susto no primeiro dia, Brasil consegue virada em ritmo de funk contra a Colômbia em Rio Preto e disputará pela sétima vez seguida a repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis (Confira!)

Matheus Martins Fontes, De São Paulo

Publicado em 15 de Janeiro de 2013 às 15:56


Notícias