Sucesso

"Sempre acreditamos em nossas chances de título", garante Bruno Soares após vencer o US Open

Com o caneco ao lado de russa nas duplas mistas, mineiro se tornou 1º brasileiro a triunfar em Majors desde que Guga levou o tri em Roland Garros/2001


Após um período de 11 anos, o Brasil voltou a sorrir na final de um Grand Slam. Desde que Gustavo Kuerten conquistou o tricampeonato de Roland Garros em 2001, o País nunca havia faturado um título da coleção dos quatro maiores torneios do circuito mundial. Ness quinta-feira, o mineiro Bruno Soares escreveu seu nome na história ao faturar a chave de duplas mistas do US Open.

Philip Hall/USTA
Bruno Soares conquistou o US Open nas duplas mistas com Ekaterina Makarova
Jogando ao lado da russa Ekaterina Makarova, o tenista de Belo Horizonte botou a mão na taça do Major nova-iorquino ao vancer a dupla formada pelo polonês Marcin Matkowski e a tcheca Kveta Peschke por 2 sets a 1, com parciais de 6/7(8), 6/1 e 12/10 após salvar dois match points no super tie-break.

Bruno e Makarova chegaram a liderar a parcial decisiva por 6/4, porém os adversários reagiram e estiveram a um ponto do triunfo no 9/8 e 10/9. Foi a primeira decisão do atleta de 30 anos de um torneio Grand Slam e a campanha com Makarova foi repleta de grandes duelos - na estreia, bateram a parceria cabeça 2, formada pelos americanos Mike Bryan e Lisa Raymond e, logo em seguida, aposentaram a belga Kim Clijsters das quadras ao lado de Bob Bryan.

"Depois do nosso primeiro jogo, que jogamos muito bem, conversamos e dissemos: 'Se continuarmos atuando dessa forma, com certeza, teremos grandes chances de conquistar esse título", declarou Bruno.

"Foi isso que aconteceu. Tivemos uma segunda rodada muito boa (contra Clijsters e Bryan) e, após aquele jogo, sabíamos que era uma questão de jogar bem. Sabíamos das nossa chances", emendou o mineiro, que defenderá o Brasil nos Playoffs da Copa Davis contra a Rússia em São José do Rio Preto.

Desta forma, Bruno Soares quebra um tabu de 37 anos do tênis brasileiro. Desde que Tomas Koch, ao lado da uruguaia Fiorella Bonicelli, ganhou Roland Garros em 1975 o País não tinha um campeão de Major nas duplas mistas.

Além de Soares, Maria Esther Bueno (19 títulos), Thomaz Koch (duplas mistas em Roland Garros-1975), Gustavo Kuerten (Roland Garros-1997, 2000 e 2001) e Tiago Fernandes (Australian Open juvenil em 2010) levantaram troféus em pelo menos um dos quatro mais importantes torneios do tênis.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Brasil aposta em Rogerinho e Bellucci para os Playoffs da Copa Davis

Bellucci estreia contra espanhol e tem chances de cruzar com Andy Murray no Aberto dos EUA

Rogerinho larga contra qualifier e pode cruzar com Djokovic no US Open

+Após batalha, Melo e Soares vibram com melhor campanha de uma dupla brasileira em Olimpíadas

Bellucci leva azar no sorteio e estreia contra Tsonga na Olimpíada

Bellucci e Rogerinho asseguram vaga para o Brasil no US Open

Na Suíça, Bellucci busca manter embalo no palco de sua primeira grande glória da carreira

Semifinal em Stuttgart recoloca Bellucci no top 60 do ranking da ATP

Vitória do Palmeiras na Copa do Brasil motiva Bellucci rumo à vaga na semifinal em Stuttgart

ESPECIAL: Sob controle - Após susto no primeiro dia, Brasil consegue virada em ritmo de funk contra a Colômbia em Rio Preto e disputará pela sétima vez seguida a repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis (Confira!)

Da redação

Publicado em 6 de Setembro de 2012 às 13:26


Notícias