O que vem por aí

Semana de Copa Davis e WTAs na Rússia e em Taiwan

Brasil espera vencedor de Equador e Peru para conhecer seu adversário nas semifinais do Grupo I da Zona Americana


 
Após tantas emoções no Australian Open, o mundo do tênis retoma o fôlego e aguarda o começo da 106ª edição da Copa Davis, na sexta-feira. A atual campeã, a Argentina, inicia a defesa do título em casa, enfrentando a Itália. A vice-campeã Croácia tem um adversário mais duro: a Espanha, que não contará com Rafael Nadal. O vice-campeão do Australian Open desistiu da disputa alegando cansaço. 
 
Os outros seis duelos da primeira rodada são (o primeiro país mencionado será o anfitrião): Austrália x República Tcheca, Japão x França, Alemanha x Bélgica, Sérvia x Rússia, Canadá x Reino Unido, Estados Unidos x Suíça. Os titulares dos confrontos estão por se confirmar. 


Tênis feminino 

Enquanto a sexta-feira não chega, os aficionados pelo tênis podem acompanhar os detalhes de dois torneios do circuito feminino. Na Rússia, o St. Petersburg Ladies Trophy distribui 776 mil dólares no total em prêmios. O destaque é a participação de Venus Williams, novamente sob os holofotes, após sua belíssima participação no Australian Open. A norte-americana será a quarta cabeça de série. 
 
A romena Simona Halep será a cabeça de chave número um. A eslovaca Dominika Cibulkova será a cabeça dois e a russa Svetlana Kuznetsova completará o quadro das tenistas mais bem classificadas no ranking que jogarão na Rússia. O torneio já teve partidas, como a da alemã Annika Beck, que eliminou a sétima pré-classificada, a holandesa Kiki Bertens por 2-1 (7-5,3-6,6-4). Já a “wild card “ russa Natalia Vikhlyantseva venceu a cazaque Yaroslava Shvedova por 2-0 (6-3,6-4) enquanto outra “wild card”, a também russa Anna Kalinskaya, não teve a mesma sorte de sua compatriota e perdeu para a australiana Daria Gavrilova por 2-0 (6-4,7-5). 
 
O outro torneio feminino da semana está sendo disputado em Taipei, capital de Taiwan. O Taiwan Open oferece 250 mil dólares de premiação. A cabeça de chave número um é a ucraniana Elina Svitolina. A australiana Samantha Stosur decidiu jogar o torneio depois do período de inscrições ter-se encerrado e, mesmo sendo a segunda mais bem ranqueada, entrou com um wild card no certame. 
 
A cabeça de série número três será a francesa Caroline Garcia, excelente duplista (atual número 3 do planeta). Anastasija Sevastova, da Letônia, completa o hall das quatro tenistas mais bem colocadas na WTA. Sevastova, aliás, foi uma das quatorze jogadoras que entraram em quadra nas sete que partidas movimentaram a segunda-feira no WTA de Taiwan. A letã venceu com autoridade a tenista japonesa Miyu Kato, que veio do qualifying, em sets seguidos e com direito a pneu como cartão de visitas (6-0, 6-4).
 
A única tenista local, Ya-Hsuan Lee, que foi o outro wild card da chave, perdeu para a norte-americana Shelby Rogers, cabeça sete, por 2-0 (6-3,6-4). A adversária de Rogers na segunda rodada será a qualifier da Tunísia, Ons Jabeur, que surpreendeu a norte-americana Nicole Gibbs, vencendo o jogo em três sets (6-4,4-6,6-1). A japonesa Risa Ozaki venceu a romena Sorana Cirstea por desistência antes do sexto game do segundo set. Até esse momento, a japonesa vencera o primeiro set por 7-6 (3) e liderava a segunda série em 3-2. 
 
A adversária de Ozaki veio de um confronto também entre nipônicas. Misaki Doi derrotou Nao Hibino em três sets (6-2,2-6,6-4). Em mais um duelo que precisou do set decisivo, Mandy Minella, de Luxemburgo, derrotou a tcheca Jana Cepelova, de virada, com parciais de 1-6, 7-6 (2) e 6-4. Fechando a programação do primeiro dia, a tcheca Katerina Siniakova, quinta pré-classificada, mandou de volta para casa a cazaque Galina Voskoboeva, com um triunfo em três sets (5-7,6-4,6-2).
Por Rodrigo Soares

Publicado em 31 de Janeiro de 2017 às 17:16


Notícias Davis WTA delpotro nadal