No caminho certo

Saiba como administrar a vantagem no placar

Você se apavora e trava quando está ganhando o jogo? Veja como lidar com isso


Ron C. Angle/TPL

 

Você está na frente no primeiro set, ou melhor ainda, no segundo. Dois games lhe separam da vitória, e depois um só. Hora do pânico. Isso lhe soa familiar? Você não está sozinho. A maioria das pessoas vai ficando mais nervosa à medida em que a vitória se aproxima do que quando estamos perdendo. A ansiedade pode se mostrar de diversas maneiras - com a perda do foco, movimentos travados, acessos de raiva -, mas o resultado é sempre o mesmo: uma vantagem hesitante. Há uma explicação razoável para isso: mesmo quando estamos perto de ganhar, sabemos que a vitória ainda é incerta. Tememos que nosso oponente sinta que não tem nada a perder e nos roube a vitória. Felizmente, existem alguns passos para prevenir um final desastroso.

Dicas

Primeiro, esteja preparado para a pressão. A razão deve prevalecer sobre a emoção. Isso significa se empenhar para mostrar o seu melhor, continuar com o plano de jogo que o levou até onde está. Infelizmente, quando você está sob pressão, isso não é fácil. Se você está nervoso, é difícil manter seu jogo firme ou colocar seus melhores saques em quadra. Seja paciente e deixe o jogo dentro de sua zona de conforto, e não acima. Talvez isso requeira priorizar o primeiro serviço com mais spin ao invés de tentar aces, além de trocar bolas ao invés de arriscar winners. Caso o backhand cruzado seja um de seus golpes mais naturais, continue com ele por algum tempo antes de tentar a jogada de finalização na paralela.

Em segundo lugar, faça um esforço para tirar os pensamentos da vitória de sua mente. Quando a conquista estiver próxima, você irá pensar que "é agora ou nunca", o que torna os próximos pontos mais importantes do que realmente são. Contenha isso dizendo a si mesmo que outras oportunidades virão, mesmo que não imediatamente. Ao invés de dar mais importância a um ponto, faça todos serem iguais. Concentre-se em seus rituais - como quicar a bola antes de sacar, ou pisar nas linhas entre os pontos - para ajudá-lo a relaxar e esquecer a possível vitória.

Finalmente, reduza o stress indo mais devagar, movimentando-se calmamente na quadra entre os pontos, focando sua atenção em sua respiração. Quando um ponto terminar, feche os olhos e respire fundo. Segure por um ou dois segundos e depois expire. Continue com esse ritual enquanto caminha para a posição inicial. Antes de começar uma nova jogada, coloque-se em um estado de espírito positivo e agressivo. Mantenha seus pensamentos simples e otimistas. Estes exercícios ajudarão a deixar sua mente ocupada com pensamentos úteis e longe do stress de pensar no placar e na vitória. Acima de tudo, tente curtir a partida.

Se você paralisar e cometer erros, é importante entender que você não fez nada de horrível e nem de anormal. Não se coloque para baixo, pensando que é um perdedor. Entenda que o nervosismo vai e vem, que ele pode lhe tirar alguns pontos, mas, mesmo assim, você pode ganhar o jogo se não perder a confiança.

 

Allen Fox

Publicado em 4 de Janeiro de 2016 às 10:40


Notícias