Wimbledon

Rybakina passa por Jabeur de virada e é campeã em Wimbledon

Cazaque é a tenista mais nova na decisão do torneio pela primeira vez desde Garbine Muguruza em 2016


Nesse sábado (09), Elena Rybakina venceu Ons Jabeur de virada e conquistou Wimbledon pela primeira vez na carreira. Com parciais de 3/6, 6/2 e 6/2, a cazaque conquistou o primeiro major disputando a chave principal do torneio apenas pela segunda vez e se tornou a primeira de seu país a ser campeã de um Grand Slam.

Em apenas 33 minutos, Jabeur saiu na frente no placar anotando 6/3. Muito firme com o serviço, a tunisiana venceu ao menos 80% dos pontos com dois serviços. Em compensação, Rybakina, impôs bem menos o serviço em quadra e foi menos eficiente. Tensa, a cazaque disparou apenas duas bolas vencedoras a mais, nenhuma de ace, e cometeu 17 erros não forçados contra seis.

A partir do segundo set, Rybakina passou a sacar melhor e fechou todas as portas. Contando com queda de desempenho de Jabeur, a cazaque aproveitou duas quebras - uma no primeiro game e uma no quinto - para fechar 6/2 e levar a decisão para o terceiro.

Na última parcial, a número 23 seguiu confiante e seguiu sem dar chances para Jabeur. Agressiva, a cazaque cometeu a mesma quantidade de erros não forçados e disparou quase o dobro de bolas vencedoras - anotando nove a cinco. Na primeira oportunidade, Rybakina encerrou a partida em 6/2.

Em entrevista em quadra, Ons Jabeur parabenizou a adversária e a equipe comentando que a cazaque jogou muito e mereceu o título. A tunisiana seguiu agradecendo a equipe dizendo que não faria isso sem ela e agradeceu por acreditarem nela. "Eu amo muito esse torneio, estou muito triste, mas tênis tem só um vencedor. Estou tentando inspirar gerações do meu país e quero agradecer o público pelo apoio por essas duas semanas" concluiu a número dois do ranking.

Elena Rybakina comentou que estava muito nervosa antes e durante a partida e complementou que nunca sentiu algo assim. Protocolar, agradeceu ao apoio do público e parabenizou a Ons pela ótima partida e por tudo que ela conquistou dizendo que a tunisiana é uma inspiração a todos. A cazaque seguiu agradecendo ao royal box e que é uma honra estar disputando o torneio na frente deles. Por fim, a campeã comentou que não esperava estar na segunda semana de Wimbledon e agradeceu a própria equipe, patrocinadores e aos pais, já que, sem eles, ela não estaria ali.

Marcela Linhares

Publicado em 9 de Julho de 2022 às 12:16


Notícias Wimbledon Ons Jabeur Elena Rybakina