Batalha em Paris

Rogerinho salva dois match points e vence Youzhny na estreia em Roland Garros

Bia Haddad Maia joga hoje contra a russa Elena Vesnina, número 15 do mundo


Depois da vitória de ontem de Thomaz Bellucci sobre o sérvio Dusan Lajovic por 3 sets a 1, com parciais de 4-6,7-5,6-4,6-4, em pouco mais de três horas de partida, Rogério Dutra Silva entrou em quadra hoje para enfrentar o russo Mikhail Youzhny, veterano de 34 anos e ex- número 8 do mundo. O paulistano, atual número 79 do mundo e um ano mais novo que o russo, era considerado como leve favorito para o encontro, visto estar sete posições melhor colocado que o russo no ranking da ATP.
No começo da partida, porém, o nervosismo da estreia pesou mais para o lado de Rogerinho, que teve seu saque quebrado logo no segundo game da partida, op seu primeiro game de serviço. Aos poucos, o brasileiro foi entrando em jogo e, no nono game, conseguiu seus primeiros dois breakpoints na partida, conseguindo quebrar Youzhny na segunda chance de break. Sacando em 4-5 para empatar o primeiro set, Rogerinho sentiu a pressão e acabou fazendo um péssimo game de saque, sendo quebrado sem conseguir um ponto sequer. Vitória de Youzhny por 6-4, em 38 minutos de jogo.  
A segunda parcial começou equilibrada, com três confirmações de serviço em seguida. No quarto game, porém, mais uma vez o brasileiro teve uma “pane” e entregou mais um game de saque para o russo sem conseguir fazer nenhum ponto. O placar mostrava 4-1 para o Youzhny e a fatura já parecia mais ou menos encaminhada para uma tranquila vitória do russo. Dutra Silva, no entanto, tinha outros planos e queria prolongar sua estadia em Paris. Mais agressivo, ele confirmou seu saque no sexto game e quebrou Youzhny na única oportunidade de break que teve no game e no set. Depois de mais uma confirmação de saque por parte de Rogerinho, com direito a salvar um break, o placar mostrava 4-4.
O equilíbrio permaneceu nos quatro games seguintes e os sacadores prevaleceram. A parcial, dessa maneira, foi para o tiebreak. No game de desempate, Rogerinho abriu 2-0, mas o russo virou para 3-2. Os tenistas ficaram trocando pontos até o 5-5. O brasileiro confirmou seu saque e depois conseguiu beliscar o ponto no saque de Youzhny, fechando o set em 7-5. A parcial durou 59 minutos. 
No terceiro set, as ações permaneceram equilibradas até Rogerinho ter um breakpoint no saque do russo, no 30-40 do quarto game. Além de não capitalizar o break, o brasileiro caiu muito de produção, perdendo não só esse game, mas os quatro seguintes também. Parcial elástica para Youzhny, com 6-2, apesar de longos 48 minutos. 
Logo em seu primeiro serviço do quarto set, Dutra Silva mais uma vez foi quebrado em seu serviço. No terceiro game, o brasileiro teve que salvar três breakpoints para confirmar seu serviço. Rogrerinho teve uma chance de quebrar o russo no sexto game, mas não converteu. Depois de confirmações até o nono game, o russo sacava para vencer a partida e tudo indicava que seria esse o desfecho para Rogerinho. O brasileiro, no entanto, com muito coração e preparo físico salvou dois match points e, em um game com 11 pontos, quebrou o russo para empatar a parcial.
No 12º game, Rogerinho teve três set points, mas não conseguiu fechar o game de 13 pontos. A decisão do quarto set, então, foi para o tiebreak. O cansaço já aparecia de ambos os lados e foram muitos os minibreaks (8 no total). Mas Rogerinho chegou a abrir 6-2, desperdiçou dois set points e finalmente pôde comemorar o set com Youznhy sacando em 4-6. Depois de 1 hora e 12 minutos de set e de 3 horas e 47 minutos de jogo, a partida teria um quinto set. 
Com Youzhny mais esgotado, o brasileiro teve poucos problemas para conduzir a quinta parcial. Youzhny parecia sentir também o desperdício dos dois match points e não conseguiu fazer frente ao seu oponente. Rogerinho quebrou o russo logo no primeiro game e depois no sétimo game e, ao todo, teve sete oportunidades de qubra, contra nenhuma do seu rival. Sacando em 5-2, a vitória estava muito próxima e Rogerinho desfrutou de seu triunfo, sofrido e muito merecido. 
Depois de 4 horas e 17 minutos de partida, Rogério Dutra Silva avançava para a segunda rodada de Roland Garros pela primeira vez em sua carreira. O próximo adversário de Rogerinho será uma pedreira: o canadense Milos Raonic, quinto cabeça de chave do torneio. Raonic atropelou em sua estreia o belga Steve Darcis, em sets diretos (6-3,6-4,6-2) em apenas 93 minutos de jogo. 
Bia Haddad já está enfrentando a russa Elena Vesnina, número 15 do ranking da WTA, em sua estreia em Grand Slams.
Por Rodrigo Soares

Publicado em 29 de Maio de 2017 às 14:28


Notícias