Prejuízo

Revés custa caro a Bellucci e Brasil deixará de ter tenistas no top 100 na próxima semana

Paulista foi eliminado logo na estreia do ATP de Hamburgo e verá seus 250 pontos do título em Gstaad serem descontados no ranking de segunda-feira


O paulista Thomaz Bellucci, pela segunda semana seguida, não teve vida longa na chave de simples de mais um torneio ATP. Nessa terça-feira, na série 500 de Hamburgo, o pupilo de Daniel Orsanic não resistiu ao espanhol Marcel Granollers que levou a melhor por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 5/7 e 6/3, em 2h23min de jogo.

Bellucci cairá muito no ranking

O resultado traz consequências terríveis para Bellucci em matéria de ranking. Como os pontos do ATP 250 de Gstaad, onde o brasileiro se sagrou campeão em 2012 (ou seja, defendia 250 pontos), cairão na próxima semana, o número 1 do País sofrerá uma queda vertiginosa na classificação da entidade, saindo pela primeira vez desde julho de 2009 do grupo dos 100 melhores do mundo. 

Na época, Bellucci recorreu aos Challengers para recuperar a confiança e a fórmula deu certo, pois, revigorado, o canhoto empolgou e conquistou logo em seguida o primeiro caneco da carreira, exatamente em Gstaad.

Com a perda dos 250 pontos da tabela, Bellucci, atual 70° do mundo, estaria rebaixado ao 118° lugar sem se basear nos resultados de outros jogadores. Mesmo com a queda, ele ainda se manterá como número 1 do País, já que Rogério Dutra Silva, 119°, e João "Feijão" Souza, 125°, não disputam torneios essa semana.

Vale lembrar que o tenista de 24 anos ficou cerca de três meses afastado das quadras se recuperando de uma lesão abdominal, o que o acarretou na perda de torneios importantes do ano como Roland Garros e Wimbledon.

Na semana passada durante sua volta ao circuito, Bellucci venceu uma rodada em Stuttgart, mas parou no segundo jogo frente a Victor Hanescu. No entanto, se não teve sucesso em simples, as duplas renderam a Thomaz o primeiro título ATP da carreira fazendo parceria com o argentino Facundo Bagnis.

Bellucci jogará a chave de duplas em Hamburgo junto com o francês Benoit Paire. Os dois estreiam contra o par formado pelo austríaco Julian Knowle e o sueco Robert Lindstedt, cabeças 4 no torneio.

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 16 de Julho de 2013 às 13:03


Notícias Thomaz Bellucci queda top 100 Hamburgo Marcel Granollers Gstaad