Retrospectiva

Relembre 12 momentos curiosos do tênis na temporada

Acontecimentos marcaram a modalidade dentro e fora das quadras


CAFÉ NA QUADRA
Logo no começo de 2015, Serena Williams protagonizou uma das cenas mais inusitadas do tênis. Depois de perder por 6/0 o primeiro set contra Flavia Pennetta em jogo da Hopman Cup, a norte-americana pediu um café para ver se acordava na partida. “Eu senti muito o fuso horário e a Flavia estava jogando muito bem. Queria um café com uma rosquinha. Não tinha tomado meu café nesta manhã e estava sentindo isso, então estava precisando de um”, disse Serena. A “tática” funcionou e ela virou o jogo vencendo os sets seguintes por 6/3 e 6/0.

NA FOLIA
Rafael Nadal e David Ferrer aproveitaram a folga antes do Rio Open para curtir o desfile de carnaval na Marquês de Sapucaí. Acompanhados de Guga, os espanhóis desfilaram pela Unidos do Viradouro debaixo de chuva. “Foi uma experiência inesquecível. Foi a primeira vez que tivemos a chance de curtir o carnaval do Rio. Todas as pessoas dançando, por toda a parte. Foi fantástico. Sou um cara sortudo por poder passar por momentos como este”, comentou Nadal.

SUPER TENISTAS
O jantar de boas-vindas do WTA de Monterrey, no México, inovou e fez com que as tenistas se fantasiassem de superheroínas ou vilãs de histórias em quadrinhos. Ana Ivanovic, Anastasia Pavlyuchenkova, Kristina Mladenovic, Jovana Jaksic, entre outras, entraram no clima descontraído da festa. 

CASAMENTO
No dia 11 de abril, Andy Murray entrou para o time dos casados. Em cerimônia realizada na catedral de Dunblane, sua cidade natal, o escocês, vestido de kilt, consolidou seu relacionamento com Kim Sears, que vem desde 2005. Entre os convidados estavam Tim Henman, Alex Corretja, Colin Fleming e Jean-Julien Roger, além do irmão Jamie Murray e Ross Hutchins como padrinhos. A festa foi realizada no Cromlix House Hotel, comprado por Murray em 2013 e convertido em um hotel de luxo.

HOLOGRAMA
O museu do Hall da Fama foi reaberto em maio depois de três anos de reformas e renovações que custaram US$ 3 milhões. Uma das principais novidades apresentadas é a “Roger Federer Experience”, um teatro holográfico em que os visitantes terão a sensação de estar com o tenista suíço, que contará um pouco de sua paixão pelo tênis. “Sinto-me honrado em fazer parte disso”, comentou Federer.

SEM CHAMPAGNE, POR FAVOR!
Depois de levar um susto ao ver a rolha do Champagne – que lhe foi oferecido após a vitória no Masters 1000 de Roma – quase acertar seu olho, Novak Djokovic parece querer ficar longe da bebida por um tempo. Durante uma cerimônia para comemorar seu 28o aniversário, pouco antes de Roland Garros, o sérvio brincou quando lhe perguntaram que se não gostaria de uma taça da bebida: “Não tenho um bom relacionamento com garrafas de Champagne”.

SHORTS DA SORTE
Depois de vencer Roland Garros com um shorts estilo “pijama”, que chamou a atenção de muita gente, Stan Wawrinka disse que a vestimenta lhe trouxe sorte e chegou a pedir para que os organizadores de Wimbledon deixassem que ele a utilizasse novamente no Grand Slam inglês. Seu pedido, porém, foi negado e ele teve de atuar com shorts brancos como todos os outros participantes.

CUIDADOS COM O CORAÇÃO
A fase de Rafael Nadal parece não ser mesmo das melhores neste ano. Para piorar, durante a semifinal do ATP de Hamburgo, o espanhol teve uma taquicardia no começo do segundo set. “Senti um incômodo na zona do peito e nas costas, e estava com muitas dificuldades para respirar. Optei por parar. Felizmente, o tratamento que fizeram teve efeito imediato e consegui continuar para terminar a partida”, avaliou Nadal, que não mais teve dores no peito e venceu o torneio.

MONONUCLEOSE
Durante a temporada de quadras rápidas na América do Norte, Petra Kvitova revelou que foi diagnosticada com mononucleose. Segundo a tcheca, ela teve uma dor de garganta durante Wimbledon que se mostrou difícil de curar. Após testes, descobriu-se a doença, que prejudica a resposta imunológica do corpo. “Pelo menos agora sei por que tenho me sentido tão cansada”, afirmou. A doença já afetou outros tenistas antes, como Roger Federer, Mario Ancic e Robin Soderling, por exemplo.

ACES PARA OS REFUGIADOS
A situação dos refugiados na Europa vem se agravando dia a dia, com mais e mais imigrantes fugindo das guerras e pedindo abrigo nos países do oeste europeu. Diante disso, Andy Murray se comoveu com a situação e resolveu que vai doar 50 libras a cada ace que fizer até o fim do ano. Além disso, seus patrocinadores e a ATP vão aumentar esse valor para 200 libras por ace. “Senti que precisava fazer algo pelas milhões de crianças e suas famílias que têm sido forçadas a sair de casa”, afirmou.

DE VOLTA
Depois de uma temporada repleta de emoções, especialmente depois do título do WTA de Florianópolis, Teliana Pereira aproveitou para fazer uma visita à sua terra natal, Águas Belas. “Não esperava essa recepção. Foi muito emocionante reencontrar a família que eu não via há muitos anos e receber todo o carinho da população”, afirmou a tenista. A família não se reunia desde que se mudou para Curitiba. Teliana ainda recebeu o título de Cidadã Honorária de Águas Belas.

DO MÊS
A número um do mundo Serena Williams é uma das estrelas que vão ilustrar o calendário Pirelli de 2016. Nesta edição, os editores decidiram destacar mulheres que são destaques em suas áreas de atuação. Além da tenista, a artista Yoko Ono também será homenageada.Todas as fotos foram elaboradas pela americana Annie Leibovitz, que já havia feito o calendário de 2000.

 

Da redação

Publicado em 31 de Dezembro de 2015 às 10:02


Notícias