Instrução drill

Regularidade e resistência

Um exercício que trabalha a consistência dos golpes e o preparo físico


 

Um dos grandes dilemas dos tenistas é perder precisão quando estão sob pressão. Essa “pressão” pode ser devido aos golpes do adversário, que lhe colocam em apuros, ou devido à falta de preparo físico para manter a regularidade dos golpes.

Mas diversos exercícios podem ser feitos visando melhorar o aspecto físico do jogador juntamente com a consistência e precisão das batidas. Vamos, assim, sugerir um drill bastante interessante. Ele pode ser praticado com apenas dois jogadores em quadra, ou então quatro.

A ideia é que dois tenistas troquem bolas paralelas no corredor de duplas. Apesar de não se resumir a isso, o exercício pode até começar assim para que os tenistas se adaptem e aqueçam. Contudo, nesse drill, eles não golpearão parados. Sendo assim, primeiramente, coloque um cone perto do centro da quadra, mas não exatamente no meio.

Ele deve ficar a uma distância razoável da linha lateral para que o tenista, após bater na paralela em direção ao corredor de duplas adversário, “recupere” a quadra, voltando para o meio, passando em volta do cone antes de golpear a próxima bola. Quanto mais próximo do centro o cone estiver, mais desgastante fisicamente será o exercício. Para deixar o drill mais interessante, é preciso que haja desafios a serem superados.

Dessa forma, os tenistas podem competir entre si ou, caso haja quatro jogadores na atividade, a competição pode ser entre as duplas. Por exemplo, vence a primeira dupla que conseguir finalizar uma sequência de 15 trocas de bola sem errar – lembrando que as bolas não podem cair fora do corredor de duplas. Pode-se ainda criar outros desafios, como fazer com que o tenista que está jogando com o backhand (caso ambos sejam destros ou canhotos), bata somente com slice. Ou ainda, para trabalhar melhor a precisão e a profundidade, obrigue os tenistas a baterem a bola além da linha de saque.

Por Arnaldo Grizzo

Publicado em 8 de Abril de 2017 às 11:14


drill slice backhand