Regra da ATP pode colocar Marin Cilic no Finals e irrita Andy Murray

O britânico não ficou nada contente ao comentar sobre a possibilidade de ficar fora de Londres


murray

Andy Murray não ficou nada contente com a hipótese de ficar de fora do ATP Finals 

Uma regra um pouco desconhecida do público e jogadores de tênis em geral pode garantir Marin Cilic no ATP Finals, mesmo ele não ficando entre os oito melhores do ano. A polêmica gira em torno da possibilidade de um tenista que fique entre o top 20 no ano e seja campeão de um Grand Slam fique com a 8ª vaga do ATP Finals.

Eis a regra causadora da polêmica: "Os sete melhores jogadores no "Emirates ATP Race To London" na segunda-feira, 3 de Novembro (o dia após o torneio final da temporada regular, o BNP Paribas Masters 'Paris'), se qualificam para o "Barclays ATP World Tour Finals". Se houver um campeão de Grand Slam do ano em curso posicionado entre o 8º e o 20º na corrida, ele se classifica na oitava vaga. Se houver dois vencedores no ano, o tenista com o maior ranking ficará com a oitava vaga e o outro tenista será o substituto..."

Após ser derrotado por David Ferrer, Andy Murray viu sua situação para classificar-se para Londres um pouco mais complicada. O tenista aproveitou para criticar essa regra da ATP, que pode tirar o britânico da competição que fecha o calendário do tênis.

"Se a ATP quer que os seus torneios sejam os mais importantes, que eu penso que eles devem - afinal é o ATP World Tour Finals - você espera que os jogadores que deveriam entrar seriam os que acumularam mais pontos durante todo o ano no tour da ATP. Mas colocando os campeões de Grand Slam, a ATP está dizendo que os Grand Slams são os torneios mais importantes."

Por ter vencido o US Open e ainda não estar garantido entre os oito melhores do ano, Marin Cilic está absolutamente garantido no mínimo entre os 20 melhores do ano. Fato que vai tirar a última vaga de algum jogador, caso Cilic não fique entre os oito melhores na corrida para Londres.

Essa regra existe desde 2000, quando a Masters Cup e o ATP Finals foram unificados. Por conta dos últimos títulos de Grand Slam terem ficado com tenistas que estavam sempre no top 8, muitos não se deram conta dessa regra. Vale lembrar que em 2001, Marat Safin, número 8 do mundo na época, deu lugar à Goran Ivanisevic, 14º do mundo, porém campeão de Wimbledon.

Da redação

Publicado em 9 de Outubro de 2014 às 18:03


Notícias Andy Murray Marin Cilic Murray Cilic ATP Finals