ATP Tour

Novo presidente da ATP já venceu Federer e perdeu para Guga quando era profissional

Italiano Andrea Gaudenzi conquistou 3 títulos em simples e foi top #20 durante a carreira


Foto: Divulgação/ATP Tour

A ATP Tour anunciou nesta quinta-feira (24) o novo nome para sua presidência. A partir de 1º de janeiro, Andrea Gaudenzi será o responsável por comandar o circuito mundial de tênis masculino, sucedendo Chris Kermode, que permaneceu entre 2013 e 2019 na função.

Leia mais

+ Federer brilha e dispara winner incrível quase por fora da rede no ATP da Basileia; assista

+ Khachanov passa por húngaro e vai às quartas no ATP de Viena; Monfils avança

"A ATP desempenhou um papel central na minha vida de várias maneiras, e está oportunidade de servir como presidente é uma verdadeira honra", disse Gaudenzi".

“Estou ansioso para ver o futuro do circuito aproveitar o sucesso e a popularidade global do esporte no que é inquestionavelmente um dos momentos mais emocionantes da história do tênis profissional masculino. Muito obrigado por esta oportunidade, mal posso esperar para começar em janeiro", complementou.

Rivais de peso como profissional

Gaudenzi foi tenista de bom nível no circuito profissional. Ele conquistou ao todo três títulos em simples (Bastad, St. Poelten e Casablanca) e dois em duplas (Casablanca e Milão). 
Seu melhor ranking em simples aconteceu em fevereiro de 1995, quando alcançou o posto de 18º melhor tenista do planeta, enquanto o ponto alto nas duplas foi a 59ª colocação de fevereiro de 1997.

Profissional entre 1990 e 2003, o natural de Faenza tem uma marca interessante na carreira. Ele saiu vencedor do único duelo disputado contra o suíço Roger Federer. No Masters de Roma de 2002, Gaudenzi derrotou o futuro número #1 do mundo com um duplo 6/4. Andrea soma vitória contra outro nome relevante no circuito. Ele eliminou Pete Sampras de Roland Garros em 2002.

Enfrentado o brasileiro Guga Kuerten, entretanto, ele não teve a mesma sorte. O catarinense o bateu com parciais de 3/6, 6/3 e 6/4 no ATP de Tóquio de 2000, o único duelo entre ambos em nível ATP. Cinco anos antes, porém, Gaudenzi derrotou Guga no Challenger de Prostejov, na República Checa, por 6/2 e 6/1.

Aprovação de Djokovic

Presidente do Conselho de Jogadores da ATP, o sérvio Novak Djokovic parabenizou o italiano pelo novo cargo. "Em nome dos jogadores, gostaria de receber Andrea como o próximo presidente da ATP. Por ser um ex-tenista, ele sabe como é estar do nosso lado. [Gaudenzi] também se tornou um empresário de sucesso após sua carreira e tem todas as qualidades para liderar o circuito. Esperamos trabalhar juntos para o benefício dos jogadores e do esporte em geral”.

Da redação

Publicado em 24 de Outubro de 2019 às 13:53


Notícias ATP Tour Andrea Gaudenzi Roger Federer Guga Kuerten Novak Djokovic