Unidade
Saiba quais os pontos essenciais que fortalecerão você e seu parceiro como equipe
É sempre assim nos jogos de duplas: os parceiros estão atuando como se estivessem jogando partidas de simples. Eles não se movem juntos. Eles miram alvos que deixam seus parceiros em perigo. Isto aqui não é uma receita para o sucesso, mas é uma forma de jogar melhor, e não envolve aquelas formações complicadas e nem os sinais de mão dos profissionais. Apesar de as duplas serem um jogo complexo, seus princípios são simples. Ao dominar esses dez tópicos essenciais, você e seu parceiro poderão celebrar muito.
1. Fique de frente para a bola
Muitos jogadores de duplas ficam de frente para a rede, ao invés de ficar apontando para a bola, quando estão avançados. O único momento em que seu corpo deve ficar de frente para a rede é quando a bola está na sua frente. Mas geralmente ela não está. O conselho mais simples é, assim que possível, vire o seu corpo para que a bola venha direto na sua direção. Por exemplo: se a bola está na sua esquerda, vindo da raquete de um oponente que está no fundo da quadra, vire ligeiramente para a sua esquerda. Desta posição, você pode se mover para a frente em ângulo para a bola. Isso lhe levará mais rapidamente para a bola e lhe dará mais opções, e ângulos, nos voleios. Se estiver de frente para a rede enquanto a bola se aproxima na sua esquerda, você será forçado a se mover lateralmente. Você baterá na bola atrasado e com menor inércia para a frente.
2. Saiba onde volear
Mesmo se não puder bater voleios potentes, você pode ser um bom jogador de rede nas duplas. A chave para o sucesso é a colocação. E você só precisa saber de duas coisas: quando angular os voleios e quando batê-los com profundidade. Se seus adversários lhe derem uma bola alta, que está acima da rede e dentro do seu alcance, bata com ângulo. O objetivo é não dar chance ao oponente que está na rede com um golpe agudo. Se uma bola baixa vem em sua direção, dobre os joelhos e voleie com profundidade e no meio da rede, na direção do jogador que está no fundo. Se ambos os oponentes estiverem na rede, voleie baixo e entre eles. Se eles se confundirem em quem irá bater na bola, você provavelmente terá um voleio alto e fácil na próxima jogada.
3. Nunca erre um smash
Nas simples, existe a tentação de soltar um smash potente, pois um golpe fraco pode ser alcançado, respondido e lhe colocar em uma posição ruim, ou então, pior do que isso, você pode perder o ponto. Não existe tanta preocupação nas duplas. Você tem um parceiro que pode lhe cobrir se seu smash for alcançado e devolvido. Você ainda tem dois alvos do outro lado da rede. Em outras palavras, não erre. Se não estiver em posição de bater um smash definitivo - dentro da linha de saque por exemplo -, ataque o adversário mais próximo da rede. Você não precisa esmagar a bola; seu oponente está em uma posição ruim e terá pouco tempo para reagir. Se você precisar recuar para bater um smash e perder a inércia para a frente, bata a bola no meio da quadra, entre seus adversários. Seu parceiro deve recuar junto com você, mas ambos devem estar prontos para avançar novamente. Se você bater o smash com boa profundidade (além da linha de saque), seu oponente terá de fazer um half-volley (voleio batido) ou um voleio difícil que pode flutuar. Com isso, sua equipe pode avançar e atacar.
4. Saque no meio
Os saques no T e no corpo são os mais importantes para as duplas. Como a altura da rede é menor no meio, estes serviços devem aumentar sua porcentagem de primeiro saque. Mais importante, sacar nesse lugar tira o ângulo do devolvedor. Isso dá ao seu parceiro mais chances de interceptar a bola e lhe permite sacar e volear sem ter que se esticar em bolas anguladas. É uma boa misturar um saque aberto de vez em quando para manter seus oponentes alertas, mas não se preocupe em ser previsível em seu saque. Se você sacar no T e no corpo consistentemente e com profundidade, seus adversários não serão capazes de atacá-lo com a devolução.
5. Avance junto com a devolução de saque
Jogadores de clube tendem a correr mais do que necessário quando lhes dizem para acompanhar suas devoluções de saque em direção à rede. Você tem mais tempo do que imagina, especialmente se usar o approach correto. Mas, as primeiras coisas primeiro: você precisa aprender a bater suas devoluções da linha de base ou, preferencialmente, de dentro dela. Sempre pise para a frente na sua devolução. Isso fará com que você se mova para a frente. Depois, siga a bola. Se você quiser seguir a devolução para a rede, é melhor devolver na direção do sacador, ou pelo menos longe o suficiente do jogador da rede para que ele não intercepte a bola. Assim que você se aproxima da linha de saque, faça o split step e fique pronto para o próximo golpe do adversário. Provavelmente o oponente irá bater a bola de volta para você e não para seu parceiro, que já está pronto na rede. Devolva esta bola novamente para o mesmo oponente no primeiro voleio e siga em direção à rede.
6. Saiba onde bater os lobs
Num lob perfeito, especialmente um na paralela e acima do oponente que está na rede na sua frente, seu parceiro não terá que recuar e você poderá ir para a frente. Venha para a frente com calma e faça o split step na linha de saque. Se você bater um lob curto, não tenha medo de dizer ao seu parceiro para recuar. Há uma arte em recuar enquanto seu adversário se prepara para o smash. Vá para trás com passos curtos e faça um split step. Se você ficar na ponta dos pés, talvez seja capaz de reagir para alcançar a bola e devolvê-la.
7. Saiba quando bater a bola alta ou baixa
Se você ficar preso na linha de fundo nas duplas, lembre-se destes dois princípios: bola alta e funda na direção dos cantos e baixa no meio. Quando um oponente também está na linha de fundo, é a hora da bola alta e funda. A meta é tirar o jogador da rede do ponto e esperar um oportunidade para avançar. Se ambos os adversários estiveram na rede, bata a bola baixa e entre eles. Você pode fazer com que um dos dois hesite e erre o voleio. No mínimo, o voleador terá de golpear uma bola baixa, o que dará ao seu parceiro uma chance de interceptar, ou lhe dar uma oportunidade de bater um forehand ou backhand mais curtos.
8. Intercepte como um profissional
Há dois tipos de interceptação. O primeiro tipo é planejado. Em outras palavras, seu parceiro sabe que você vai interceptar a bola, e ele imediatamente se move para cobrir a outra parte da quadra. A segunda interceptação é a de oportunismo. Como um interceptador, você precisa estar seguro de que fez uma bola leitura da bola quando está se movendo sem ter planejado antes. Você precisa fazer um voleio melhor para que seu parceiro - momentaneamente desprevenido - tenha tempo para cobrir o outro lado da quadra.
9. Seja esperto
Duplas é um jogo de sutileza e surpresa. Minha estratégia favorita é simular uma interceptação. Se você conseguir ludibriar seus adversários dessa maneira, pode ganhar um ponto facilmente e fazê-los se preocupar com o que você fará em seguida. Os elementos-chave para uma interceptação simulada é dar um passo largo e exagerar na hora de esticar o corpo. Quando seu oponente puxar a raquete para trás na hora da devolução, dê um grande passo para o meio da quadra e se incline para a frente, como se estivesse indo para a interceptação. Aí, recue seu pé e volte para a posição inicial. Se seu oponente mandar a bola na direção de seu parceiro, o sacador, você não perde nada. Mas, se ele vir você se movendo e tentar lhe passar, você estará lá para angular o voleio e ganhar o ponto.
10. Mantenha seu ego controlado
Qual o principal princípio das duplas? Não há espaço para um jogo egoísta. Idealmente, você gostaria de escolher um parceiro que complemente suas habilidades. Se você tem um saque forte e boas devoluções, encontre alguém que seja rápido e com habilidade na rede. Não importa como você e seu parceiro vão se portar em quadra, mas ambos precisam colocar a equipe em primeiro plano. Seja uma pessoa positiva, mesmo que seu parceiro esteja intimidado. Se estiverem perdendo, não culpe seu parceiro, culpe o time e reflita como vocês podem mudar a estratégia para virar a partida. Quando vocês trabalham juntos, sempre há uma maneira.
Publicado em 14 de Abril de 2016 às 18:00