"O tênis precisa de gente com o caráter de Nadal", diz McEnroe

Ex-líder do ranking mundial acredita que o espanhol ainda será o melhor do mundo


Após conquistar a segunda colocação no Master Senior de Madri, John McEnroe
não poupou elogios aos tenistas espanhóis que integram o circuito,principalmente Rafael Nadal.

Em entrevista coletiva, McEnroe afirmou sentir falta de emoção nos tenistas da atualidade e destacou Rafael Nadal como uma das poucas exceções. "Ele está cheio de energia e isso me encanta. Seu jogo transmite emoções e seu estilo é diferente da maioria dos jogadores. O tênis precisa de gente com o caráter de Nadal", elogiou McEnroe, tricampeão em Wimbledon e tetra no US Open.

McEnroe em ação no Master Seniors de Madri


Ao ser questionado se o espanhol pode chegar ao topo do ranking e desbancar Roger Federer de seu posto, McEnroe foi enfático. "Será difícil, mas não me atraveria a dizer que é impossível. Ele tem que melhorar seu jogo e seguir trabalhando", disse o ex-líder do ranking, que aproveitou para elogiar a atual geração de tenistas espanhóis. "A Espanha tem grandes jogadores que ultimamente têm evoluído em diferentes superficies, não apenas no saibro".

McEnroe aproveitou a ocasião para criticar a ausência dos tops na Copa Davis, torneio que venceu por quarto vezes. "É difícil entender. Defender meu país neste torneio sempre foi um prazer, mas os tempos mudaram e os jogadores o encaram como mais um trabalho".

Aos 48 anos, McEnroe afirma sentir-se mais querido hoje em dia do era quando atuava no circuito profissional. "Atualmente o público enxerga o esporte de uma maneira diferente e já conhece a minha personalidade", revelou o tenista, conhecido pela sua personalidade forte e pelas constantes reclamações e discussões com juízes durante as partidas.

Se a tecnologia que permite a análise dos lances duvidosos fosse inventada antes, sua fama de "bad boy" poderia ser amenizada. "Poderia ter jogado meu melhor tênis e teria protestado muito menos com os juízes. Que pena que isso não existia na minha época", completou.

Luiz Pires

Publicado em 18 de Abril de 2007 às 11:19


Notícias