ATP Tour

Nishikori fica com o título em Brisbane e encerra longo jejum

Japonês bateu o jovem russo Medvedev e voltou a ser campeão depois de quase três anos


Reprodução: Twitter/Kei Nishikori

Kei Nishikori conquistou o décimo segundo título de sua carreira na manhã deste domingo (6). Cabeça de chave #2, ele superou o russo Daniil Medvedev com o placar de 6/4, 3/6 e 6/2 em 2h04 e se sagrou campeão no ATP 250 de Brisbane.

Leia mais:

Rogerinho Dutra Silva conquista o título do ATP Challenger de Playford
+Federer brilha e leva Suíça ao tetra da Hopman Cup

O troféu do torneio australiano ajuda o japonês a encerrar uma longa marca. Desde 2016 - quando foi campeão em Memphis - sem levantar um troféu na elite do tênis mundial, ele passou por nove finais seguidas amargando o vice-campeonato.

"Ganhar o torneio é muito emocionante. É por isso que estou jogando. Eu sempre tentei, em todas as finais, em todos os torneios", iniciou Nishikori na entrevista após o jogo. "Joguei bem contra Dimitrov e a partida de hoje foi outra boa partida de tênis. Eu tenho certeza que o Daniil vai estar no Top 10 em breve, então foi um bom jogo de novo hoje", declarou o melhor tenista asiático do circuito da ATP, citando o duelo de quartas de final contra o búlgaro Grigor Dimitrov.

"Eu sempre começo com esse torneio e com Melbourne, mas não consegui no ano passado. Então eu tive que começar em alguns eventos da ATP Challenger Tour", ressaltou ele, que despencou no ranking por conta de uma lesão que o fez perder uma série de torneios no segundo semestre de 2017. "Com certeza, neste ano tive um começo melhor porque eu sinto que esse torneio é sempre o começo do ano. Jogar com esses caras, esses grandes jogadores, sempre me motiva. Jogar um bom tênis e estar muito feliz e saudável é uma das melhores chaves para mim", finalizou Kei.

Com o resultado na final, o nipônico irá receber 250 pontos para o ranking mundial e ganhar $90,990 em premiação. Assim, ele se fortalecerá na nona posição da lista e verá a diferença para o austríaco Dominic Thiem, atual #8 do mundo, diminuir para 345 pontos.

Os nove vices de Nishikori

Desde a vitória no ATP 250 de Memphis, o japonês disputou nove finais e perdeu todas elas. Agora, com o título em Brisbane, ele voltou a vencer um torneio de nível ATP.

Confira a lista de derrotas de Kei em finais desde 2016:

2016

Masters 1000 de Miami - derrota para Novak Djokovic
ATP 500 de Barcelona - derrota para Rafael Nadal
Masters 1000 do Canadá - - derrota para Novak Djokovic
ATP 500 da Basileia - - derrota para Cilic

2017

ATP 250 de Brisbane - Derrota para Grigor Dimitrov
ATP 500 de Buenos Aires - Derrota para Alexandr Dolgopolov

2018

Masters 1000 de Monte-Carlo - Derrota para Rafael Nadal
ATP 500 de Tóquio - Derrota para Daniil Medvedev
ATP 500 de Viena - Derrota para Kevin Anderson

Da redação

Publicado em 6 de Janeiro de 2019 às 12:38


Notícias Kei Nishikori ATP 250 de Brisbane Daniil Medvedev