US Open

Nishikori bate Cilic em cinco sets e vai à semi do US Open pela terceira vez na carreira

Japonês enfrenta Djokovic ou Millman pela vaga na final


Foto: USTA/Darren Carroll

O duelo entre os finalistas da chave masculina do US Open 2014 terminou com vitória do japonês Kei Nishikori. Vice-campeão quatro anos atrás, ele superou em cinco sets o croata Marin Cilic com parciais de 2/6, 6/4, 7/6 (7-5), 4/6 e 6/4 após 4h08.

Dominado no início do duelo, de modo a não ter conquistado nenhum ponto no serviço adversário durante o primeiro set, Nishikori esteve bem melhor em sua estratégia nos sets seguintes, com destaque para sua melhora nas bolas disputadas no fundo da quadra.

 Menos letal no serviço, Cilic desperdiçou uma vantagem de 4-2 na segunda etapa e viu o nipônico igualar o marcador. O número #7 do mundo foi quebrado já no início do terceiro set, dando espaço para Kei virar a partida graças principalmente a seus erros não forçados, que somaram 20 só neste set.

A vantagem do nipônico não foi quebrada logo na sequência, devido a volta da eficiência do saque de Marin, responsável por conseguir 93% dos pontos disputados com o primeiro serviço e 70% com o segundo. Na etapa decisiva, entretanto, Cilic viu esses indicadores baixarem para 65% e 45%, respectivamente, o que o fez perder poder de decisão na hora da definição do resultado. Consistente, Nishikori abriu rapidamente uma vantagem de 4 a 1 no placar e soube a administrar para ficar com a classificação.

Nas semifinais do Grand Slam americano pela terceira vez na carreira, o número #19 do mundo agora espera o vencedor do duelo entre o sérvio Novak Djokovic e o australiano John Millman, rivais na partida final da Arthur Ashe, ainda nesta quarta-feira. O resultado também garante uma marca história para o Japão. Com sua compatriota Naomi Osaka entre as quatro melhores na chave feminina, o país têm dois semifinalistas em um Major pela primeira vez na Era Aberta.

 

Da redação

Publicado em 5 de Setembro de 2018 às 18:46


Notícias Kei Nishikori US Open Marin Cilic