Reconhecimento

"Nadal voltará a jogar um grande tênis aqui", afirma Federer

O campeão de Wimbledon não deixou de lembrar do grande rival e amigo Rafael Nadal, que não jogou na grama inglesa com problemas no joelho


Em 2008, Nadal venceu Federer na decisão
Roger Federerconquistou, ontem, seu décimo quinto Grand Slam e entrou definitivamente para a história do tênis. Além de superar o recorde de Majors conquistados por Pete Sampras, voltou ao primeiro lugar do ranking mundial. Porém, sempre humilde e cavalheiro, o suíço fez questão de lembrar de seu maior rival e amigo Rafael Nadal.

Após destronar o espanhol da liderança, Federer não hesitou em elogiar e dar força ao rival, que não jogou em Wimbledon com problemas no joelho. "Estou seguro de que Rafa (Nadal) voltará no próximo ano e jogará outra vez um grande tênis aqui, é assim que funciona este esporte", declarou o maior tenista de todos os tempos.

Questionado sobre como a ausência do então número um prejudicava o torneio, Federer preferiu ressaltar a importância de Wimbledon, com ou sem as principais estrelas do circuito. "Se eu ou Rafa não ganharmos o torneio, outra pessoa ganhará e sempre haverá uma história", afirma o hexacampeão na grama inglesa.

O maior vencedor de títulos de Grand Slam ainda aproveitou para destacar a campanha de Andy Murray, que, para ele, foi o marco desta edição. "Este ano acredito que, sem dúvida, a sensação era Murray por que é britânico, por como ele tem melhorado seu jogo e porque tinha a esperança de ganhar aqui. Acredito que foi por ele que a baixa de Nadal foi esquecida tão rapidamente".

Com o título em Wimbledon em cima de Andy Roddick, Federer voltou ao posto de número um do mundo, e relembrou a primeira vez em que esteve na liderança. "Sempre foi um sonho para mim ser número um. Quando consegui, em 2004, tive uma sensação maravilhosa, me senti em cima do mundo", declarou o suíço, que alcançou o topo após vencer Juan Carlos Ferrero no Aberto da Austrália.

Mais notícias sobre Wimbledon...

+ Campanha de Andy Murray mobiliza celebridades
+ Ganhando ou perdendo, Haas estará feliz
+ Em boa fase, Karlovic será titular contra EUA na Davis

+ Jogadores opinam sobre o teto de Wimbledon

+Federer é o "maior campeão de todos os tempos" em Wimbledon

+ Vitória heróica não satisfaz Murray
+Ivanovic fora duas semanas

ESPECIAL:Ele é o cara! - Roger Federer venceu seu 14o Grand Slam no mais improvável cenário, Roland Garros, e, definitivamente, reescreveu a história do esporte (Confira!)

José Eduardo Aguiar

Publicado em 6 de Julho de 2009 às 07:10


Notícias