US Open

Nadal supera Thiem em jogo épico e avança à semifinal do US Open

Atual campeão saiu atrás no placar, mas protagonizou grande virada em NY


Divulgação USTA/Garrett Ellwood

O atual campeão Rafael Nadal segue firme na defesa de título do US Open. Nesta madrugada de quarta-feira, o Touro Miúra protagonizou uma vitória espetacular diante do jovem austríaco Dominic Thiem e garantiu vaga na semifinal do último Grand Slam da temporada 2018. As parciais do confronto foram 0/6, 6/4, 7/5, 6/7 e 7/6 após longas 4h48.

O jogo

Thiem começou a partida como um trator, passou por cima do rival sem dó e com 3 breaks poins convertidos, aplicou um "pneu" em Nadal por 6/0 após rápidos 24 minutos de partida no Arthur Ashe Stadium. Quando parecia que o jovem tenista dominaria o jogo, o atual campeão elevou o nível de sua performance e chegou a sacar para o set em 5/3. Dominic reagiou, mas em seguida Rafa devolveu a quebra, venceu por 6/4 e empatou em 1 a 1.

No terceiro set, aconteceu praticamente o inverso do anterior, quando Thiem foi sacar em 5/3 e não conseguiu fechar. Nadal aproveitou os erros de serviço do adversário, empatou em 5/5 e ainda confirmou mais um break point para fechar a parcial em 7/5 e virar o jogo em 2 a 1. O confronto seguiu bem equilibrado, com grandes lances de ambos os tenistas. 

Thiem abriu 3/1 com uma quebra acima, mas o Touro Miúra não desistiu. O canhoto devolveu o break no oitavo game e mais uma vez voltou para a disputa. O tenista da Áustria teve seu percentual de pontos vencidos com o primeiro saque menores a cada set. A quarta parcial continou bem quente com muitos winners e grandes jogadas. No tie-break, Dominic foi mais agressivo, venceu o quarto set com maestria por 7/6 e empatou o placar.

O set decisivo foi duelado de igual para igual em quase todos os games. Thiem saiu do buraco no quinto e no décimo game, onde salvou vários break points. Nadal jogou muito confiante em seu serviço e sem quebras, a parcial decisiva foi ao tie-break. O tenista de Mallorca mostrou toda sua força, resistência e qualidade estratégica para fechar com 7/6(5) e sacramentar a suada vitória em Nova York.

Próximo desafio

Na semifinal do US Open 2018, Rafael Nadal vai encarar Juan Martin Del Potro. Mais cedo, a Torre de Tandil derrubou o gigante John Isner e avançou na competição. O argentino venceu o norte-americano de virada e anotou as parciais de 6/7, 6/3, 7/6 e 6/2.

Rafa possui vantagem no confronto direto contra Delpo e lidera com 11 vitórias e 5 derrotas. Os dois tenistas se enfrentaram duas vezes na atual temporada e o espanhol levou a melhor nas duas oportunidades (Semifinal de Roland Garros e quartas de Wimbledon).

Será uma reedição da semifinal do ano passado, onde Nadal venceu a Torre de Tandil por 4/6, 6/0, 6/3 e 6/2 e avançou à final para enfrentar Kevin Anderson. A partida acontece na próxima sexta-feira, sem horário ainda divulgado.

Quem vai levar a melhor?

Da redação

Publicado em 4 de Setembro de 2018 às 22:58


Notícias US Open Grand Slam Flushing Meadows US Open Tennis Championships Nadal Rafa Nadal Thiem