Nada de descanso!

Nadal, Federer, Djokovic e Murray treinam forte para 2009

Quatro melhores do mundo, tenistas escolhem diferentes locais para pré-temporada


Para as pessoas normais, o inal de ano costuma ser um período de descanso, onde se pode curtir as festas e descansar para a volta ao trabalho, em meados de janeiro. Porém, quando se fala de atletas profissionais, essa época é de muito trabalho e suor. Assim, os quatro melhores tenistas do mundo já trabalham duro visando a próxima temporada.

Disparado o melhor jogador do ano, fato confirmado com a liderança no ranking, Rafael Nadal escolheu sua cidade natal para se preparar. O espanhol está em fase final de recuperação de uma tendinite no joelho e já começa a trabalhar mais duro em Manacor.

Já Roger Federer, que não teve o ano que esperava, quer voltar à primeira posição em 2009, e para isso escolheu a milionária cidade de Adu Dhabi, nos Emirados Árabes. Lá mesmo, logo no primeiro dia do ano, o suíço participará de um torneio exibição ao lado de Nadal e Roddick.  

Atual campeão do Aberto da Austrália, Novak Djokovic sabe que terá que estar muito bem para defender o seu título. A disputa promete ser boa, já que alguns jovens tenistas começam a ser incluídos na lista de favoritos, como o argentino Juan Martin Del Potro e o francês Gilles Simon. O local escolhido para a preparação foi as belas montanhas de Sankt Anton, na Áustria. Lá, teve a companhia de Marat Safin, que parece ter desistido da idéia de aposentadoria.

Tenista que mais evoluiu em 2008, considerando os quatro melhores do ranking, Andy Murray é o queridinho de algumas das maiores lendas da historia do tênis, como Borg e McEnroe, que chegaram a colocar o britânico como próximo número um do mundo. Para não decepcioná-los, Murray foi à Universidade de Miami, onde conta com uma equipe forte trabalhando em seus treinamentos. A preparadora física Jez Green e o ´sparring´ Ross Hutchins, número 559 do mundo, acompanham o escocês na Flórida.

Apesar das distintas preparações e dos locais variados, o objetivo dos quatro melhores tenistas do mundo na atualidade certamente é o mesmo para o início da temporada. Quem conseguir vencer o primeiro Grand Slam do ano, em Melbourne, dará um importante passo rumo ao topo do ranking mundial. Nadal que se cuide, 2009 promete!

 

José Eduardo Aguiar

Publicado em 10 de Dezembro de 2008 às 12:11


Notícias