Com calma!

Nadal chega ao Chile cauteloso com joelho e empolgado para voltar ao circuito

Espanhol não disputa uma partida oficial desde Wimbledon, no ano passado, e admitiu que aprendeu a lidar com as dores no seu dia a dia


Reprodução/Youtube
Imprensa chilena compareceu em peso no desembarque de Nadal em Santiago
Rafael Nadal já está na América do Sul. O espanhol, heptacampeão de Roland Garros desembarcou nessa sexta-feira em Santiago, capital do Chile, a fim de cumprir uma série de compromissos antes de sua estreia no ATP 250 de Viña Del Mar, a partir da próxima semana. Será o primeiro evento do atleta desde sua eliminação no torneio de Wimbledon, em junho do ano passado.

Com Síndrome de Hoffa, inflamação no tendão patelar do joelho esquerdo, Nadal se retirou do circuito por tempo indeterminado a fim de se recuperar do problema. Dessa forma, acabou perdendo competições importantes no ano, como as Olimpíadas de Londres, o US Open, o ATP Finals, a Copa Davis e o Australian Open.

Mas o jogador de 26 anos vem treinando forte nos últimos dias e quer ganhar ritmo nessa gira sulamericana pelos torneios no saibro, que ainda soma o Brasil Open, em São Paulo, e o ATP 500 de Acapulco (México). "Estou empolgado em voltar a disputar um torneio, que é o mais importante para mim, mas ainda com incerteza de como vai responder o meu joelho. O positivo é que parece que tenho seguido no caminho certo e agora é esperar que tudo siga bem", resumiu Rafa, que admite ainda ter dores na região lesionada.

João Pires/Fotojump
Em 2005, Nadal, com 18 anos, conquistou o Brasil Open
"[O joelho] Está melhor, mas segue incomodando e tem dias que não me deixa treinar como gostaria. Preciso ter paciência e humildade para saber que as coisas podem não ir bem no início e saber aceitar as adversidades com o joelho. Vou jogar com 100% do que tenho, o que não quer dizer que esse 100% seja o mesmo dos últimos anos. Espero recuperar o meu melhor tênis nos próximos meses", emendou o campeão de 11 Grand Slams.

Nadal não jogava na América do Sul desde 2005, quando venceu o Brasil Open e o ATP de Acapulco, ainda com 18 anos. Nessa sexta-feira, ele deverá se encontrar com o presidente do Chile, Sebastián Piñera, e os ídolos locais Nicolas Massu e Fernando Gonzalez, medalhas de ouro nas Olimpíadas de Atenas/2004.

Ainda hoje, o Touro Miúra fará o reconhecimento da quadra central do Club de Campo Las Salinas, local do torneio em Viña Del Mar, em que baterá bola com o juvenil Christian Garín. Segundo informações da organização, o treino será aberto ao público.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Rafael Nadal segue "aposta" do São Paulo e manda raquete para o espaço

+Nadal confirma presença também em duplas e fará parceria com Nalbandian no Brasil Open

Apesar de ansiedade por volta às quadras, Nadal revela: "ainda sinto dores no joelho"

Jornal divulga passo a passo de Nadal no Chile com direito a visita ao presidente e homenagem

Nadal manda apoio às vítimas de tragédia no RS e faz crítica ao Brasil: "isso não deve se repetir"

Nadal confirma participação em São Paulo e se diz contente por voltar a jogar no Brasil

+Após oito anos, Rafael Nadal acerta vinda para São Paulo e tentará bi do Brasil Open

Com infecção estomacal, Nadal desiste de exibição em Abu Dhabi e adia retorno às quadras

Nadal confirma presença em novo torneio no saibro e busca o octa no ATP 500 de Barcelona

ESPECIAL:A bela e a fera- Roland Garros 2012 teve muito mais do que a redenção de Maria Sharapova e o recorde de Rafael Nadal. Teve até juvenil brasileira na final   (Confira!)

Da redação

Publicado em 1 de Fevereiro de 2013 às 09:54


Notícias