Liderança

Nadal afirma não sentir pressão em ser o número um

Em entrevista coletiva, na Espanha, o tenista ainda aproveitou para elogiar Roger Federer


RON C ANGLE/TPL
Nadal ganhou o ouro na China
Ao contrário de alguns dos principais tenistas, que estão disputando torneios, Rafael Nadal preferiu continuar na Espanha, onde jogou em Madri na última semana, para se preparar para os próximos compromissos na temporada. Em entrevista coletiva à imprensa espanhola, o jogador falou de Copa Davis, do peso de ser o número um do mundo e ainda elogiou o grande rival, Roger Fededer.

Campeão em Roland Garros, Wimbledon e nas Olimpíadas de Pequim, Nadal espera ir bem diante dos argentinos para fechar com chave de ouro a temporada. "Teremos dificuldades por jogar fora de casa, mas espero que possamos trazer mais este título para a Espanha", declarou, analisando a final da Davis diante da Argentina, que acontece em novembro.

Existe um consenso no esporte que diz que o mais difícil não é chegar ao topo e sim, se manter nele. Nadal sabe das dificuldades, mas não se diz pressionado por estar na liderança do ranking. "Passei três anos como número dois e não vou sentir pressão como número um", garantiu.

Sobre a próxima temporada, o espanhol alertou para os principais rivais que vai enfrentar. "Existem tenistas jovens que estão muito fortes e o tênis está cada vez mais equilibrado", analisou, em referência a tenistas como Juan Martin Del Potro, Andy Murray e Novak Djokovic.

Porém, o tenista sabe que seu principal concorrente continua sendo Federer. Inclusive, afirmou que o suíço poderia muito bem ter ganhado o prêmio de Príncipe das Astúrias (que receberá pela excelente temporada) em seu lugar. "Roger merecia este prêmio igual ou mais do que eu", disse o humilde tenista. Muito feliz com a premiação, o líder do ranking concorda que será um reconhecimento pelo seu "melhor ano da carreira".

José Eduardo Aguiar

Publicado em 23 de Outubro de 2008 às 14:09


Notícias