Chegou a Hora

Na volta à elite da Davis, Bellucci abre série contra EUA diante de Querrey e Isner fecha a 6ª contra Thiago Alves

Número 1 do Brasil terá pressão de jogar primeiro em Jacksonville, a partir das 17h; anfitriões não surpreenderam e escalaram time completo


Marcelo Ruschel/POA Press
Bellucci fará primeiro jogo do Brasil em seu retorno ao Grupo Mundial da Copa Davis
O mistério perdurou até o último instante, mas o capitão Jim Courier confirmou John Isner como titular para o confronto diante do Brasil a partir desta sexta-feira pela primeira rodada da Copa Davis. O sorteio realizado em Jacksonville nessa quinta-feira definiu a ordem dos jogos da série e caberá a Thomaz Bellucci, 36º da ATP e número 1 dos visitantes, fazer a primeira partida do dia contra Sam Querrey, 20º do mundo.

O jogo começará às 17h (horário de Brasília) e será seguido do embate entre Thiago Alves, 141º do ranking, e Isner, 16º do mundo e número 1 dos EUA em simples. O americano era dúvida para o embate já que ainda sente dores no joelho, porém mostrou evolução no dia de ontem e treinou normalmente com o resto da equipe.

É apenas a segunda aparição do rio-pretense no torneio entre seleções - a outra aconteceu em 2008 nos Playoffs do Grupo Mundial conta a Croácia, enquanto que Isner, gigante de 2,06m, tem retrospecto de sete vitórias e cinco derrotas atuando pelo país. No ano passado, o jogador de 27 anos foi destaque nos triunfos contra Suíça de Roger Federer e França de Jo-Wifried Tsonga.

No sábado, no mesmo horário (17h), Marcelo Melo e Bruno Soares encaram os irmãos Bob e Mike Bryan, dupla número 1 do mundo e atual campeã do Australian Open.

Marcelo Ruschel/POA Press
John Isner melhorou das dores no joelho e joga pelos EUA em Jacksonville
Pelo circuito, Melo e Soares jogaram três partidas contra os recordistas americanos, tendo vencido duas delas - em Roland Garros/2010 e Washington/2011. Juntos, os mineiros venceram cinco dos seis confrontos que protagonizaram na Copa Davis.

E, finalmente, o domingo reservará os dois duelos finais da eliminatória no piso rápido indoor do complexo Jacksonville Veterans Memorial Arena. A partir das 15h (horário de Brasília), Bellucci abre o dia contra Isner. No retrospecto, o canhoto de Tietê leva a melhor por 1 a 0, com triunfo em Roma/2010. E, no último jogo, Alves fecha contra Querrey em confronto inédito.

Na história do confronto, os EUA lideram por 3 a 1, tendo vencido o último, realizado em Ribeirão Preto, em 1997. Courier e MaliVai Washington levaram a melhor sobre Guga, Fernando Meligeni e Jaime Oncins. O único triunfo verde-amarelo aconteceu em 1966, quando Thomaz Koch e Edison Mandarino triunfaram em Porto Alegre sobre o time composto por Arthur Ashe e Dennis Ralston.

PROGRAMAÇÃO DE EUA X BRASIL:

Sexta-feira (01/02) - A partir das 17h (horário de Brasília)

Sam Querrey (EUA) x Thomaz Bellucci (BRA)

John Isner (EUA) x Thiago Alves (BRA)

Sábado (02/02) - A partir das 17h

Bob Bryan/Mike Bryan (EUA) x Marcelo Melo/Bruno Soares (BRA)

Domingo (03/02) - A partir das 15h

John Isner (EUA) x Thomaz Bellucci (BRA)

Sam Querrey (EUA) x Thiago Alves (BRA)

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

"Concorrência" pelo Super Bowl e UFC pode ser trunfo para o Brasil na Copa Davis

+Peça-chave para os EUA, John Isner reclama do joelho e é dúvida para enfrentar o Brasilna Copa Davis

+Brasil define equipe com Teliana Pereira e Bia Haddad para a disputa da Fed Cup na Colômbia

+ThiagoAlves é novidade e Brasil define equipe que enfrentará os EUA na Copa Davis em fevereiro

+MarceloMelo estreia nessa madrugada buscando redenção do país após fracasso em simples na Austrália

+Apático, Bellucci lamenta péssima atuação na estreia e mantém tabu no Aberto da Austrália

+Bellucci é confirmado como cabeça no Australian Open e "escapa" de Djokovic e Cia nas primeiras rodadas

"Nem sonhava com um final de ano como esse", declara mineiro Bruno Soares

ESPECIAL: Sob controle - Após susto no primeiro dia, Brasil consegue virada em ritmo de funk contra a Colômbia em Rio Preto e disputará pela sétima vez seguida a repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis (Confira!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 31 de Janeiro de 2013 às 13:18


Notícias