Queda dupla

Melo cai em Miami e perderá o posto de melhor do mundo

Semifinalista na edição passada, o mineiro será superado pelo britânico Jamie Murray


A tarde desse domingo provavelmente ficará como uma lembrança amarga para o brasileiro Marcelo Melo. Duplista número um do mundo desde novembro passado, o mineiro será suplantado na próxima atualização do ranking pelo britânico Jamie Murray – parceiro de seu amigo e conterrâneo Bruno Soares. A troca de posições se deve à combinação dos resultados obtidos por ambos nesta edição do ATP Masters 1000 de Miami.

Com início na última quinta-feira, dia 24 de março, as disputas da chave de duplas contava com quatro brasileiros. Nenhum deles, porém, chegou muito longe na competição. Cabeças de chave número três, Soares e Murray saíram na frente com um 6/3, mas acabaram sofrendo a virada do sul-africano Raven Klaasen e do norte-americano Rajeev Ram por parciais de 6/3 e 10-7, logo na primeira rodada.

Jamie Murray e Bruno Soares jogam juntos desde janeiro deste ano

Também na estreia, o mineiro André Sá e o paulista Thomaz Bellucci caíram diante da parceria firmada entre o alemão Philipp Petzschner e o austríaco Alexander Peya, em sets seguidos por parciais de 6/4 e 6/2. Ao lado do croata Ivan Dodig, Melo foi o único dos representantes brasileiros a passar da primeira fase do torneio.

Cabeças de chave número dois, eles venceram os poloneses Lukasz Kubot e Marcin Matkowski na estreia. Fortes adversários, a parceria deu trabalho e o jogo foi decidido somente no match tie break em parciais de 6/3, 7/6 (7-1) e 10-6. Classificado para as oitavas de final, Dodig chegou com fortes dores na coxa direita (incômodo que o tirou da disputa de simples). Ao lado de Melo, então, acabou perdendo para o filipino Treat Huey e para o bielorrusso Max Mirnyi por 7/6 (7-1) e 6/4.

Apesar de ter ido mais longe na competição, o “girafa” precisava chegar ao menos nas semifinais para não perder os pontos acumulados com a atuação do ano passado e assim se manter como melhor do mundo. Com a eliminação precoce, porém, o novo ranking do próximo dia 4 de abril trará Jamie Murray com cinco pontos a mais que Melo e, consequentemente, como o novo dono do tão desejado posto.

Da redação

Publicado em 28 de Março de 2016 às 14:25


Notícias ATP Masters 1000 de Miami Miami Open Marcelo Melo Ivan Dodig Bruno Soares Jamie Murray Thomaz Bellucci André Sá