Masters

Kafelnikov volta às quadras, mas ainda fora de forma

Tenista russo perdeu os três jogos que disputou no torneio de masters da ATP


TPL
No auge de sua forma, Kafelnikov foi campeão de Roland Garros (1996) e do Australian Open (1999).

O russo Yevgeny Kafelnikov retornou às quadras de tênis na última semana para disputar a etapa holandesa da BlackRock Tour of Champions, uma competição de masters da ATP. Porém, o que mais chamou atenção em seu retorno foi ver o ex-número 1 do mundo, que sempre teve um físico invejável no nível profissional, entrar em uma quadra de tênis visivelmente fora de forma.

Com muitos 'quilinhos' acima do peso ideal para um atleta, ou até mesmo ex-atleta de alto nível, Kafelnikov não conseguiu nenhuma vitória em seus jogos no torneio. Nas três partidas disputadas, perdeu para Michael Chang (6/3, 6/4), Paul Haarhuis (5/7, 6/3 e 10/7 no super tie-break) e Goran Ivanisevic (6/4, 7/5).

Após deixar o circuito profissional, em 2003, Kafelnikov se dedicou a jogar pôquer, golf e a cuidar da filha. No entanto, passou por momentos delicados de luta contra a balança e chegou a pesar 120 quilos. "Eu coloquei duas fotos juntas: uma de quando eu estava jogando e outra recente. Era como olhar duas pessoas diferentes", declarou o russo em nota da Agência AFP. "Eu disse a mim mesmo: 'Você não pode fazer isso com o seu corpo, ele não vai durar muito se você fizer isso'. Às vezes, você precisa destes momentos na sua vida, quando você desenha uma linha e percebe como é estar no seu melhor, no seu nível mais alto, e como é estar no seu nível mais baixo", completou Kafelnikov.

O ex-número 1 do mundo, já perdeu 15 quilos nos últimos seis meses e está feliz por voltar ao circuito. "Eu gostaria de dizer muito obrigado a todos que me deram esta oportunidade de voltar e jogar", declarou. "Aos poucos, vou entrar em uma melhor forma e, se eu tiver mais oportunidades de jogar no ano que vem, acredito que terei uma performance melhor".

O campeão do torneio foi o holandês Richard Krajicek, que derrotou o croata Goran Ivanisevic na final por 7/6 e 7/5.

História - Kafelnikov x Guga

O tenista russo, campeão de dois torneios do Grand Slam na carreira, ganhou mais de 23 milhões de dólares em premiação de torneios e foi um dos principais adversários da carreira de Guga. Os dois se encontraram em 12 partidas entre 1996 e 2001. O brasileiro venceu sete.

Por coincidência, nas quatro principais conquistas de sua carreira, Guga derrotou o russo no caminho. No tri em Roland Garros (em 1997, vitória por 6/2, 5/7, 2/6, 6/0, 6/4 sobre o então campeão Kafelnikov; em 2000, vitória por 6/3, 3/6, 4/6, 6/4, 6/2; em 2001, vitória por 6/1, 3/6, 7/6, 6/4, todas conquistadas na fase de quartas-de-final do torneio), e na Master Cup de Lisboa (vitória por 6/3 e 6/4 na fase de grupos). Sem dúvida, Kafelnikov pode dizer que foi um dos tenistas a acompanhar mais de perto os grandes momentos de Guga. E na França, não tinha jeito, quando vencia o russo nas quartas, o resultado era a taça. Entre todos os duelos de altíssimo nível de tênis e tensão que fez com Kafelnikov, a derrota mais sentida pelo brasileiro foi a eliminação nas quartas-de-final dos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000.

Rodrigo Linhares

Publicado em 6 de Outubro de 2008 às 11:51


Notícias