Australian Open

Jovens russos, esperança australiana; confira 5 nomes que podem surpreender em Melbourne

Em 2018, Chung e Edmund surpreenderam o mundo ao chegarem na semifinal


Reprodução Twitter/Sydney Tennis

Nesta segunda-feira, começa mais uma edição do Australian Open. E como costuma acontecer em Grand Slams, surpresas podem aparecer. Em 2018, por exemplo, ninguém imaginava as chegadas de Hyeon Chung e Kyle Edmund na semifinal, mas os jovens conseguiram o feito. Confira 5 candidatos a chegarem longe neste ano:

1 - Alex De Minaur

O jovem Alex De Minaur jogará em casa no AO, e deve ter total apoio da torcida. Aos 19 anos, ele já é o melhor australiano do ranking (número 29 do mundo) e vem subindo seu nível cada vez mais no circuito da ATP, com uma força mental muito grande para a idade. 

Pupilo de Lleyton Hewitt, o garoto é o cabeça de chave 27 em Melbourne, estreando contra o português Pedro Sousa. Seu primeiro grande desafio, porém, deve ser na terceira rodada, quando pode encontrar ninguém menos do que Rafael Nadal.

2 - Borna Coric

Desde muito jovem, Coric é tratado como uma das principais promessas do tênis mundial. Em 2018, ele parece ter encontrado um maior equilíbrio, despontando de vez no circuito e colando no top 10. Finalista do Masters 1000 de Shanghai, campeão da Davis e, de quebra, batendo Roger Federer duas vezes no ano, teve sua melhor temporada na carreira.

No Australian Open, chega como cabeça de chave 11 e enfrenta o belga Steve Darcis na estreia. Seu primeiro desafio contra um tenista de ranking maior pode ser nas oitavas, diante de Dominic Thiem.

3 - Karen Khachanov

O russo Karen Khachanov, assim como Coric, atingiu em 2018 seu melhor momento na carreira. Aos 22 anos, também se aproximou do top 10, e conseguiu conquistar seu primeiro título de Masters 1000, em Paris. Dono de uma potente direita e de um belo saque, tem características que podem funcionar em Melbourne.

A estreia no Australian Open será contra o alemão Peter Gojowczyk. Depois, pode encontrar, na terceira rodada, Bautista Agut ou até mesmo Andy Murray. Se alcançar as oitavas, pode ter como rival Marin Cilic, atual vice-campeão do AO, em desafio extremamente complicado.

4 - Daniil Medvedev

Mais um jovem russo que pode surpreender. Daniil Medvedev, atual número 16 do mundo, vem em uma sequência muito boa desde o segundo semestre de 2018. Conquistou dois títulos (250 de Winston-Salem e 500 de Tóquio), que o levaram a subir bem no ranking. Em 2019, começou em ritmo forte, chegando à final em Brisbane.

Reprodução Twitter/Brisbane Tennis

No Australian, Medvedev pega um rival vindo do quali na primeira rodada. Em seu caminho, está David Goffin na terceira rodada, além de Novak Djokovic nas oitavas de final. Ou seja, vida dura para o russo. O embalo, porém, é bom já há alguns meses.

5 - Roberto Bautista Agut

Fechando a lista, um nome que não é da nova geração. Roberto Bautista Agut já tem 30 anos, mas mantém boa regularidade nos últimos anos, sempre no top 30 e, em vários momentos, ocupando um lugar entre os 15 do mundo. Porém, o que credencia o espanhol a ser considerado uma possível surpresa em Melbourne é o excelente início de ano

No ATP 250 de Doha, ele venceu, na sequência, Stan Wawrinka, Novak Djokovic e Tomas Berdych, levando o título. Além de superar nomes de tanto peso, seu desempenho foi impressionante, com grandes atuações. No Australian, ele começa a caminhada diante de Andy Murray. Na terceira rodada, pode encontrar Khachanov (também presente nesta lista).

Da redação

Publicado em 11 de Janeiro de 2019 às 15:00


Notícias De Minaur Khachanov Medvedev Bautista Agut Coric AusOpen Australian Open