Mulheres

Jejum feminino "comemora" dois anos em Acapulco

Carla Tiene foi a última a vencer em um torneio WTA


O jejum de vitórias do tênis feminino brasileiro chegou aos dois anos. Em 2006, justamente no torneio de Acapulco, cuja edição 2008 começa nesta segunda-feira, a paulista Carla Tiene furou o qualifying e passou pela espanhola Arantxa Parra Santonja na primeira rodada por 6/3 e 6/0, no que foi o último triunfo brasileiro na WTA.

Em 2006, Tiene estava apenas na 381ª colocação do ranking, já sua adversária era a 96ª. Mesmo assim, a paulista atropelou a espanhola por 6/3 e 6/0. Na segunda rodada, em compensação, cruzou com a segunda favorita do torneio, a alemã Anna-Lenna Groenefeld, e caiu por 6/3 e 7/6 (7/3). A germânica conquistou o torneio de Acapulco naquele ano.

Desde então, assim como no masculino, o sucesso veio somente nas duplas, mas está todo concentrado em Maria Fernanda Alves. A catarinense ocupa a 131ª posição no ranking da modalidade e alcançou duas semifinais em torneios de primeira linha (Quebec City no final de 2007 e em Viña del Mar há duas semanas).

Nas últimas semanas, as brasileiras desperdiçaram a chance de entrar em três grandes torneios na América Latina. Em Viña del Mar, apenas Alves e Ana Clara Duarte disputaram o qualifying. Em Bogotá, novamente Alves apareceu para tentar uma vaga na chave principal. Em Acapulco, a situação foi ainda pior e nenhuma brasileira se inscreveu.

Da redação

Publicado em 25 de Fevereiro de 2008 às 14:21


Notícias