Wta

Ivanovic pede união do Top 10 feminino

Atleta sérvia quer ajuda das outras tenistas para debater o calendário da WTA de 2009


Ella Ling / TPL
Ivanovic quer debater as mudanças para a próxima temporada.

A sérvia Ana Ivanovic, número 4 do mundo, expressou sua insatisfação com as modificações no calendário da WTA em 2009 e chamou as jogadoras Top 10 para unirem suas vozes. "Nós temos a nossa voz e temos que ir juntas", disse a tenista.  Até agora, entre as dez primeiras do ranking, apenas Ivanovic, Dinara Safina e Agnieszka Radwanska deram opiniões sobre o calendário da próxima temporada.

A sérvia também questionou a época do ano em que foram idealizadas as modificações. "As alterações foram feitas no meio da temporada e, quando se está jogando os Grand Slams, você realmente não quer pensar no calendário do próximo ano. Muitas jogadoras, provavelmente, não analisaram profundamente estas mudanças e deixaram passar. Estamos todas na mesma posição, por isso temos que conversar mais entre nós."

A idéia da WTA consiste basicamente em tentar de alguma forma diminuir o número de jogos das tenistas ao fim da temporada. As jogadores Top10 seriam obrigadas a participar de um número maior de grandes torneios (teriam que jogar os 4 Grand Slams e 10, dos 20 Premier Tour) e teriam que jogar menos torneios pequenos. Desta forma, a WTA espera criar mais rivalidade entre as tenistas Top 10, e aumentar a premiação dos grandes torneios que vão contar sempre com a presença de ótimas tenistas.

Ana Ivanovic reconheceu que a mudança vai beneficiar os torneios do nível Premier Tour, mas criticou o fato de que as tenistas do Top 10 vão perder o controle sobre o seu planejamento para a temporada. "Nós não temos muito mais oportunidade de escolher. E, no fim das contas, pode acontecer de jogarmos mais do que nos anos anteriores. Acho bom os torneios terem jogadoras top garantidas semana após semana, e grandes jogadoras competindo umas contra as outras. Acho que é bom para o tênis feminino. Mas, para nós individualmente, é difícil dizer qual o impacto isto que vai ter ", explicou a sérvia.

Rodrigo Linhares

Publicado em 21 de Outubro de 2008 às 18:34


Notícias