Conturbado

Imprensa em Tóquio é orientada a não fazer perguntas sobre disputa política entre Japão e China

Nações vivem tensão diplomática a respeito de ilhas no Mar da China e que causaram boicotes de ambos os lados em várias competições esportivas


A tensão política entre o Japão e a China ultrapassou as barreiras do esporte e o clima para o Premier de Tóquio, torneio do circuito feminino de tênis, está conturbado.

Ron C Angle (TPL)
Na Li é uma das três chinesas que vão disputar o Premier de Tóquio
A imprensa local informou que foi aconselhada a não perguntar para as tenistas chinesas, principalmente Na Li, número 1 do País e 8ª do mundo, a respeito das disputas entre as duas nações asiáticas e também o porquê de ela ter escolhido jogar o evento.

Além de Na Li, campeã de Roland Garros no ano passado, Jie Zheng e Shuai Peng estão confirmadas para o torneio em Tóquio - as duas últimas têm partidas de primeira rodada na segunda-feira.

A China retirou seu time de badminton do Aberto do Japão, na semana passada, no momento em que os ânimos se exaltaram por conta de um conjunto de ilhas em disputa. O Japão abandonou a segunda fase de um torneio de rúgbi em Xangai por temores de segurança, o mesmo acontecendo com uma equipe de ciclismo em competição também na China.

As tensões entre os dois países se dão por causa de um desentendimento a respeito de ilhas no leste do Mar da China. A decisão do governo japonês de nacionalizar algumas das ilhas - conhecidas como Senkaku no Japão e Diaoyu na China - acarretou manifestações pela China.

Confira mais notícias sobre o tênis feminino...

Beldade do circuito, Wozniacki revela em making off que gosta de usar lingerie sexy

Serena Williams esquece "vida de solteira" e estaria namorando próprio treinador

Ex-líder do ranking, belga Justine Henin está esperando seu primeiro filho

Com vaga na semi do US Open, Azarenka se garante na ponta da WTA e é seguida de Sharapova

Kim Clijsters diz que US Open será um palco especial para sua aposentadoria

Sharapova inova e lança própria linha de doces "Sugarpova"

Problema no joelho faz Azarenka abandonar o Premier de Montreal

ESPECIAL: Quem jogará o WTA brasileiro?- A Revista TÊNIS fez um levantamento do número de torneios e de jogadores (homens e mulheres) no ranking desde 2000 para entender como o torneio WTA - que ocorrerá em 2013 - pode ajudar a mudar a perspectiva do tênis feminino brasileiro(Confira!)

Da redação

Publicado em 24 de Setembro de 2012 às 05:57


Notícias