Homem do tênis, Ion Tiriac está entre os mais ricos do mundo, segundo revista Forbes

Ex-jogador e empresário de estrelas do esporte, o romeno ergueu do zero uma fortuna de US$ 1 bi


O romeno Ion Tiriac, ao lado de Boris Becker
Roger Federer pode ser o tenista que mais ganhou dinheiro dentro de quadra ao longo de sua carreira (US$ 55,350,788), mas o suíço, considerado por muitos o maior nome da história do esporte, está longe de ser o mais rico.

Aos 70 anos, o Ion Tiriac é de longe o homem mais rico do meio do tênis. O romeno, que foi campeão em duplas de Roland Garros, ao lado do parceiro e compatriota Illie Nastasi - além de ter chegado à final da Copa Davis por diversas vezes nos anos 70 - está na posição 937 da tradicional lista publicada anualmente  pela revista norte-americana.

Nascido em 1939, Tiriac demonstra desde a juventude sua multiplicidade de talentos. Antes de se dedicar ao tênis, foi jogador da seleção romena de Hockey, defendendo o país nos Jogos Olímpicos de Inverno.     

Aposentado, Tiriac seguiu envolvido com o esporte, atuando como agente de jogadores e tomando conta da carreira de nomes como os alemães Boris Becker e Steffi Graf.  

No meio dos negócios, Tiriac fez ainda mais sucesso, erguendo do nada uma fortuna de 1 bilhão de dólares, segundo a lista da Revista Forbes, publicada nesta quarta-feira. Hoje, o tenista aposentado, atua como banqueiro e empresário do ramo de seguros. Além disso, o bilionário é promotor do Masters 1000 de Madrid, um dos mais concorridos torneios do calendário ATP.  

Mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ "Saque viagem" de Brian Battistone rouba a cena em Indian Wells
+ Em Indian Wells, Henin sonha com primeiro título após retorno
+ Serena brilha em badalada festa de Los Angeles
+ Ivanisevic estende parceria e segue como técnico de Marin Cilic
+ Nadal garante que gostaria de jogar a próxima fase da Copa Davis

ESPECIAL:Herói? - A autobiografia de Andre Agassi nem havia sido lançada e já causava estragos devido a declarações bombásticas. Muitos se perguntam por que ele fez revelações que podem manchar sua carreira (Confira!)

Da redação

Publicado em 11 de Março de 2010 às 08:02


Notícias