Pressão

"Hoje há muito mais pressão sobre o juiz de cadeira", declara Lars Graff

O sueco acredita que a Internet fez com que as pessoas prestassem muito mais atenção aos árbritos no tênis


Nick Bollettieri Tennis Academy Blog
Lars Graff em Roland Garros
O árbitro sueco Lars Graff, disse que, atualmente, o imediatismo da Internet coloca uma pressão muito maior no juiz de cadeira do que quando ele começou a trabalhar como juiz da ATP em 1994.

"Eu acho que a pressão é muito maior hoje. Tem mais prêmio em dinheiro. Existe uma cobertura maior da televisão. Cada palavra que eu digo para o tenista vai para o mundo todo", Graff disse em entrevista ao blog de Nick Bollettieri.

"Se um jogador diz alguma coisa para mim, a minha resposta está no Youtube 10 minutos depois", explicou ele. "Se você quiser estar no topo, sempre há mais pressão."

Graff contou que o último jogo que fez foi a final entre Roger Federer e Rafael Nadalem Madri. "15 mil pessoas assistindo ao vivo e milhões vendo pela televisão, e o jogo foi no país de um jogadores (Nadal). Hoje, nós esperamos consistência. Não importa se o jogo é na quadra 21 do US Open ou na quadra central de Wimbledon."

Além da necessidade de trabalhar com jogadores de alta competitividade, Graff disse que é fundamental ter a habilidade de esquecer um jogo a partir do momento em que ele termina. "Eu começo cada jogo do zero. Se o jogador fala alguma coisa para mim durante o jogo, eu não levo para o próximo confronto, não posso", explicou o sueco.

Questionado sobre rumores de que Pete Sampras teria pedido que Graff não apitasse seu jogo depois de um match point equivocado que acabou dando a vitória para Patrick Rafter, Graff disse que está acostumado com a emoção dos jogadores.

"Eu nunca ouvi esses rumores. Claro, Pete estava bravo. Eu entendo a reação dele. Ele queria ganhar o jogo", disse Graff. "Se um tenista fica bravo com um juiz, isso faz parte do jogo. Já tive várias discussões com grandes jogadores e eu ainda faço o jogo deles. Alguns jogadores confiam que eu faço a chamada certa. Outros, eu tenho que convencê-los de que eu sei o que estou fazendo e que eu fiz a chamada certa", concluiu Graff.

ESPECIAL:Carlos Bernardes- Se há tempos o Brasil não tem um tenista top, ao menos temos alguns brasileiros representando o País nos mais importantes torneios. Nossos árbitros estão entre os melhores do mundo e um deles conseguiu algo "impossível": fazer a final de um Grand Slam (Confira!)

ESPECIAL: Nick Bollettieri - Em entrevista exclusiva concedida à Revista TÊNIS, um dos maiores treinadores do mundo defende sua rígida filosofia de trabalho que transformou diversos jovens em grandes tenistas (Confira!)

Carla Destro

Publicado em 5 de Junho de 2009 às 14:23


Notícias