Jovem Promissor

Henrique Cunha faz sucesso no tênis universitário dos EUA e é eleito destaque pela 5ª vez seguida

Paulista de Jaú joga pela Universidade de Duke e ajudou equipe a emplacar recorde histórico; atleta é o atual número 2 do ranking universitário


O brasileiro Henrique Cunha segue sendo destaque no tênis universitário dos Estados Unidos pela Universidade de Duke, na Carolina do Norte. O paulista natural de Jaú, no interior de São Paulo, foi apontado como melhor jogador da semana pela 13ª vez na Conferência da Costa do Atlântico depois de ajudar a equipe dos Blue Devils a vencer o Tennessee por 6/1 no último fim de semana.

Site Oficial/Duke University
Paulista Henrique Cunha, de apenas 21 anos, é um dos destaques do tênis universitário nos EUA
O jogador de 21 anos é um dos principais nomes do tênis universitário dos EUA e colocou a Universidade de Duke em alto patamar, com uma sequência impressionante de 7/0 em confrontos pelo circuito, a melhor marca desde a temporada de 1954-1955. Cunha subiu cinco posições no ranking universitário e agora é o vice-líder em simples.

Desde os tempos de juvenil, antes de embarcar aos EUA para ministrar o curso de administração em 2009, Cunha era um dos jogadores mais promissores da geração nacional. Na temporada de 2008, ele chegou a ser o sexto melhor da modalidade e conquistou o tradicional torneio de Queen's, em Londres, realizado em quadras de grama.

Aos 19, teve uma notável ascensão no adulto, com um título de Future e a 668ª posição como melhor resultado no profissional. De quebra, teve o privilégio de poucos em treinar com o astro Roger Federer em Wimbledon e Roland Garros. A explicação é: assim como Rafael Nadal, Cunha também é canhoto.

CONFIRA!O escolhido - Você já se imaginou batendo uma bolinha com Roger Federer? E que tal fazer um treinamento com o suíço antes de ele encarar uma final de Grand Slam? Henrique Cunha já viveu este sonho...

O paulista afirmou no Aberto de SP, no começo de janeiro (está de férias da faculdade nesse período), que priorizará o nível profissional assim que finalizar os estudos acadêmicos, em 2013. O sucesso de Cunha faz o brasileiro sonhar em seguir os passos de outros grandes nomes do tênis que também se destacaram no circuito universitário, como os americanos Jimmy Connors e John McEnroe.

Confira mais notícias sobre o tênis brasileiro...

+ Bellucci sobe em ranking, mas desiste de Buenos Aires e sairá do top 40 na próxima semana

Após seis meses de jejum, Brasil volta a ter três jogadores no top 100 do ranking da ATP

Brasil mantém chances de vaga no Grupo Mundial II em dia de recorde de Bia Maia na Fed Cup

Mesmo com virada, Bellucci é elogiado por novo técnico e cobra mais regularidade nos pontos decisivos

Em desafio Brasil x França, Bellucci e Mello tentam igualar Guga e quebrar barreira da 2ª rodada na Austrália

Virada sofrida em Brisbane custa caro a Mello e Brasil terá apenas Bellucci no top 100 na próxima semana

Liderado por Bellucci, Brasil vai com três representantes na chave do ATP de Viña del Mar

ESPECIAL:Circuito Universitário: começo ou fim do sonho de ser profissional? - Cada vez que uma promessa do tênis nacional segue para disputar a liga universitária norte-americana, a pergunta ressurge: "Ele desistiu de ser profissional?"  (Confira!)

Da redação

Publicado em 24 de Fevereiro de 2012 às 07:56


Notícias