Declaração

"Fui forçada a jogar tênis", revela Na Li

Tenista chinesa criticou a imposição feita aos atletas no modelo esportivo do país


Nas Olimpíadas de Pequim, Na Li venceu Venus Williams e chegou às semifinais
A tenista Na Li, atual número 31 do ranking da WTA e a segunda melhor chinesa do circuito profissional fez fortes críticas ao modelo esportivo de seu país. Segundo matéria publicada pelo Diário espanhol Marca, a chinesa reclamou da imposição e falta de escolhas dos atletas.

Na Li jogou badminton até os seus nove anos de idade, quando começou a treinar tênis, e revelou que jamais escolheria ser uma tenista profissional. "Se eu tivesse tido a oportunidade de escolher o que eu queria fazer, nunca teria escolhido jogar tênis", disse a tenista de 27 anos. "Fui forçada a jogar; primeiro pelos meus pais e, em seguida, pelo treinador da minha província e do meu país", completou.

A tenista convocou outros atletas a também denunciarem estes abusos. "É muito importante ter o direito de escolha", explicou Na Li. O modelo esportivo chinês mostrou muita eficiência, principalmente com o grande número de medalhas de ouro conquistadas nas Olimpíadas de Pequim, em 2008. No entanto, o foco exagerado no resultado e a falta de atenção à satisfação dos atletas na China são muito criticados por outras escolas esportivas.

Rodrigo Linhares

Publicado em 15 de Abril de 2009 às 09:49


Notícias