Retirada

Finalista da Davis em 2005, Hrbaty anuncia aposentadoria do tênis

Eslovaco, que chegou a ser número 12 do ranking, explicou que deseja mais tempo com sua família


Ron C Angle (TPL)
Hrbaty conquistou seis títulos na carreira e chegou à final da Copa Davis em 2005
Vencedor de seis títulos ATP e finalista da Copa Davis, o eslovaco Dominik Hrbaty anunciou nesta segunda-feira que está se retirando das competições oficiais do circuito. Aos 32 anos de idade, o experiente jogador chegou a ser o número 12 do mundo em 2004, tendo alcançado as semifinais de Roland Garros em 1999 e outras três quartas em torneios Grand Slam.

O jogador natural de Bratislava anunciou sua decisão de deixar o esporte em um torneio-exibição realizado na capital eslovaca, ao lado de grandes estrelas do tênis, como o austríaco Thomas Muster, que recentemente voltou a jogar profissionalmente aos 43 anos, e a badalada musa Anna Kournikova, que decidiu seguir a carreira de modelo, após parar em 2003. Segundo Hrbaty, a família pesou muito na hora de escolher pela aposentadoria, já que a mulher espera pelo primeiro filho do casal. "Estou ansioso por um novo capítulo em minha vida. Quero passar mais tempo com minha família, estamos esperando um bebê, que virá no final de dezembro", afirmou o ex-tenista, que foi o principal nome do esporte do país, há cinco anos.

MAIS: Confira a página especial da TÊNIS no Facebook e concorra a prêmios!

Além da penúltima rodada no saibro de Paris, há 11 anos, o eslovaco também se destacou em competições por equipes, com destaques para o bicampeonato da Hopman Cup, em 2005 (ao lado de Daniela Hantuchova) e em 2009 (ao lado de Dominika Cibulkova). Além disso, os confrontos de Copa Davis também consagraram Hrbaty, que levou a equipe eslovaca à final da competição em 2005, quando perderam para a Croácia, por 3 a 2, mesmo jogando em Bratislava. Para o Brasil, o eslovaco sempre foi 'encardido' quando encarava nossos tenistas. Em 2000, nas quartas-de-final, o time de Ricardo Acioly, o Pardal, sofreu para vencer os eslovacos por 3 a 2, no Rio de Janeiro. Na ocasião, Hrbaty levou a melhor nos dois jogos de simples, desbancando Meligeni e Guga, este que viria a ser bicampeão de Roland Garros naquele ano.

Confira algumas imagens da carreira de Dominik Hrbaty...

Divulgação
Hrbaty sempre foi uma peça importante para o time eslovaco em confrontos de Copa Davis

Divulgação
Em 2005, o seu time chegou à decisão da competição, mas não conseguiu derrotar os croatas dentro de casa

Divulgação
Hrbaty e Federer brincam em intervalo no duelo entre os dois pelo torneio de Wimbledon de 2008

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Após vitória em Londres, Federer é premiado como favorito da torcida

+ Capa de revista, Ivanovic declara: "Tenho jogo para ganhar mais um Grand Slam"

+ Quadrifinalista em 2009, musa Dokic jogará Playoff para Aberto do Austrália

+ Nadal e Federer desfalcam lista para o ATP 500 de Roterdã

+ Federer, Nadal e Soderling são as grandes ''''''''''''''''apostas'''''''''''''''' de ex-campeões

ESPECIAL: Para 2016 e além - Escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 tem tudo para transformar o esporte no Brasil. É o que o tênis quer (e precisa) (Confira!)

Da redação

Publicado em 22 de Novembro de 2010 às 16:22


Notícias