Explicação

Fernando Romboli lamenta punição por doping e culpa farmácia de manipulação

Carioca ficou oito meses e meio afastado das quadras por ordem da ITF e, agora, discute o caso: "foi uma infelicidade que me deixou de mãos atadas"


Na última quarta-feira, a Federação Internacional de Tênis (ITF) anunciou que o carioca Fernando Romboli havia testado positivo no exame antidoping, realizado no dia 11 de julho durante sua participação no Challenger de Bogotá, por uso dos diuréticos furosemida e hidroclorotiazida.

William Lucas/Inovafoto
Fernando Romboli retornará às quadras após suspensão por doping
Romboli, tenista de 24 anos, alegou que as substâncias entraram em seu organismo através de um suplemento contaminado prescrito por seu médico, negando ter usado o produto para melhorar suas performance em quadra.

A ITF aceitou a argumentação do brasileiro, mas puniu o atleta com uma suspensão de oito meses e meio, entre 1 de setembro de 2012, quando o carioca aceitou voluntariamente a pena, e o dia 15 de maio de 2013.

Nessa quinta-feira, Romboli disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que a culpa foi da farmácia de manipulação em Santos na qual mandou produzir os remédios.

Veja o comunicado de Romboli sobre o assunto!

"Desde quando a ITF me comunicou sobre o doping estava tranquilo e sabia que a culpa não havia sido minha. Mas aconteceu o fato, uma infelicidade que me deixou de mãos atadas.

Meu médico, Ronaldo Abud  me prescreveu medicamentos ortomoleculares, compostos de aminoácidos que ajudam na recuperação física. Ele trabalha com outros tenistas, é reconhecido, conhece todas as substâncias proibidas, e, por isso, confiei plenamente no trabalho dele e nunca tive problema algum com suas prescrições.

Então, quando saiu o resultado positivo de doping, minha equipe junto com a Confederação Brasileira de Tênis e meus advogados, correu atrás das provas e atestamos que havia sido feita uma contaminação na elaboração dos remédios realizada pela farmácia de manipulação de Santos (SP) onde mandei produzi-los.

Com o laudo da contaminação, junto com uma carta de meu médico, Dr. Ronaldo Abud, a ajuda de meus advogados em conjunto com o enorme apoio da Academia EGA e a Confederação Brasileira de Tênis, a Federação Internacional de Tênis acatou minha defesa. O fato deter aceitado a suspensão voluntária da ITF me deu crédito para ajudar a esclarecer o ocorrido.

Durante todos esses oito meses e meio, além desse problema, tive duas lesões, nas costas e no punho, mas com tudo isso tive um grande respaldo da CBT e da EGA para me manter firme a fim de provar minha inocência e que a justiça fosse feita.

Não tenho vergonha nenhuma do que aconteceu. Por um erro, uma infelicidade de uma farmácia de manipulação, algo que pode ocorrer com qualquer atleta, acabei passando por tudo isso, fiquei por meses desempregado.

Hoje sigo empenhado nos treinos. Estou feliz e aliviado em poder voltar a competir e vou voltar ainda mais forte e maduro depois dessa experiência terrível que passei".

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Confiante, Bruno Soares já esquece derrota e crê que descanso será fundamental para Madri

Título em Barcelona devolve melhor ranking a Bruno Soares e dupla com austríaco é a 3ª melhor de 2013

Bellucci volta às quartas de final nos ATPs, mas prega foco para ir ainda mais longe em Barcelona

Precavido, Bellucci admite ter visto jogo de rival desconhecido para não ter surpresa em Barcelona

Mesmo com novo tropeço, Bellucci se mantém confiante em volta por cima: "não posso abaixar a cabeça"

Revés em Monte Carlo tira Bellucci novamente do top 40 após seis meses

Bellucci reconhece páreo duro contra a Alemanha na Copa Davis, mas confia: "podemos surpreender"

Brasil escapa de Espanha e Suíça, mas encara Alemanha fora de casa para ficar na elite da Copa Davis

ESPECIAL:Reformulação- Qual o futuro do tênis masculino brasileiro? Quais serão os nomes que vão nos representar nas Olimpíadas do Rio de Janeiro? A Revista TÊNIS pediu que especialistas apontassem nomes de tenistas que provavelmente estarão nos representando bem nos próximos anos. (Confira!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 16 de Maio de 2013 às 12:50


Notícias