ATP Tour

Feijão recebe nova suspensão provisória em caso de suspeita de manipulação de resultados

Brasileiro disputava o Challenger de San Luís Potosí, no México


Foto: Divulgação

O tenista brasileiro João Souza, popularmente como Feijão, recebeu nesta quinta-feira (18) uma nova punição provisória do TIU (Tennis Integrity Unit ou Unidade de Integridade no Tênis, na tradução) sobre o caso de suspeita de manipulação de jogos. A informação foi confirmada com a assessoria de imprensa do tenista. 

Em disputa no ATP Challenger de San Luis de Potosi, no México, onde havia vencido duas partidas, Feijão foi comunicado sobre a suspensão pela organização do torneio, onde jogam os também brasileiros Thiago Wild, Pedro Sakamoto e João Menezes. Por conta disso, ele desistiu também do Challenger de Tallahassee, o qual jogaria na sequência.

Leia mais:

Feijão, sobre acusações de manipulação de resultados: "Vai contra tudo que penso e coloco em prática na minha vida"

+ TIU volta atrás, revoga suspensão e Feijão pode voltar a jogar

Entenda o caso

O TIU anunciou no sábado 6 de abril que Feijão estava suspenso das quadras por tempo indeterminado por conta de uma investigação sobre possíveis violações ao programa de combate à corrupção no tênis por parte de João Souza. No dia seguinte, em uma reviravolta rápida, o órgão voltou atrás, revogou a suspensão e permitiu a ele voltar a rotina normal de jogos.

Feijão então emitiu um comunicado através de sua assessoria de imprensa, no qual declarou:

"Gostaria de comunicar que minha suspensão provisória foi revogada pelo TIU, o Tennis Integrity Unit. É com muita alegria que recebi essa notícia. Nunca iria aceitar receber vantagens financeiras para perder uma partida, além de ser antiético, vai contra tudo que penso e coloco em prática na minha vida e carreira. Sigo treinando firme e forte assim como vinha fazendo nas últimas semanas para voltar aos torneios como programado na próxima semana em San Luís Potosí, no México. Estarei aguardando a próxima orientação do TIU e a designação de data para eventual julgamento definitivo. Atenciosamente, João Olavo Souza, o Feijão".

Depois disso, Feijão foi para o México e alcançou as oitavas de final após superar o mexicano Gerardo Lopez Villasenor (549º) por de 7/5, 6/7(4) e 6/3 na estreia e fazer 6/3 e 6/4 no egípcio Mohamed Safwat na segunda rodada.

Da redação

Publicado em 18 de Abril de 2019 às 17:02


Notícias João Souza João Feijão Souza TIU