Crise sem Fim

Federer pode ver pesadelo aumentar e corre risco de cair mais no ranking

Número 5 do ranking não jogará em Montreal e deverá "secar" Berdych e Del Potro para que nenhum conquiste o título. Caso contrário, descerá para o 6º lugar na próxima semana


Ponte Vedra (Estados Unidos) - Se a fase de Roger Federer já está complicada, fora do top 4, recuperando-se de uma lesão nas costas e com apenas um troféu acumulado em toda a temporada, o suíço, perto de completar 32 anos, pode ter mais problemas a curto prazo se não mostrar uma afiada performance nas próximas semanas.

Em má fase, Federer deve ter mais trabalho na sequência da temporada

No ranking da ATP, atualizado nessa segunda-feira, Federer perdeu os 450 pontos referentes à final das Olimpíadas do ano passado, quando foi batido pelo britânico Andy Murray, e mesmo somando 90 de seu 18º melhor resultado (no ATP 500 de Roterdã), ficou com um total de 5.515 na lista da entidade.

O número é bem alcançável por seus dois próximos concorrentes, o tcheco Tomas Berdych e o argentino Juan Martin Del Potro. Caso algum dos dois chegue ao título do Masters 1000 de Montreal, que começa a partir dessa segunda e onde Federer não irá jogar, ultrapassaria automaticamente o campeão de 17 Grand Slams na próxima lista.

E vale lembrar que, daqui a duas semanas, Federer terá descontados os 1.000 pontos do título no Masters de Cincinnati, nos Estados Unidos, por conta do calendário de 2013 ter sido antecipado em uma semana (devido à ausência do torneio olímpico) e, por isso, poderá cair para o sexto lugar. No entanto, caso dispute a competição em solo norte-americano e faça uma boa campanha, irá somar novamente pontos no ranking.

Principal favorito em Montreal, Novak Djokovic somou mais uma semana na liderança da ATP (a 94ª na carreira), e chegou a um total de 12.040 pontos, mais de 3.000 à frente do britânico Andy Murray, campeão de Wimbledon e que teve descontados os 750 pontos do ouro olímpico do ano passado. 

Confira o ranking da ATP atualizado em nossa página!! 

O espanhol David Ferrer está em terceiro lugar com 7.120 pontos, pouco à frente do compatriota Rafael Nadal, em quarto, e que deverá ser um dos grandes destaques em novas arrancadas na lista, já que não defende pontos no segundo semestre (ficou fora das quadras em 2012 por causa de uma lesão no joelho esquerdo). 

Para o Brasil, Thomaz Bellucci subiu um degrau e foi ao 114º lugar, com 495 pontos. A distância para retornar ao top 100 é de exatos 56 pontos para o norte-americano Steve Johnson. A arrancada do paulista pode ter início nessa segunda-feira, quando estreia no Masters de Montreal contra o eslovaco Martin Klizan por volta das 14h30 (horário de Brasília).

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 5 de Agosto de 2013 às 08:03


Notícias Roger Federer queda ranking pontos Montreal título Cincinnati Juan Marin Del Potro Tomas Berdych